Incentivo à Leitura na EEM José Waldemar de Alcântara e Silva

11 de abril de 2014 - 16:43

Incentivo à Leitura na Escola de Ensino Médio José Waldemar de Alcântara e Silva

 

A Escola Estadual de Ensino Médio José Waldemar de Alcântara e Silva, situada em Salitre, vem realizando inúmeras atividades de fomento à leitura, tais como: o Concurso Cultural e o Chá com literatura. Ambas as atividades citadas compõem o Plano de Ação da Biblioteca Escolar, que objetiva fortalecer a aprendizagem, favorecendo a leitura e apostando no protagonismo dos jovens de Salitre, na Crede.

Entre elas destaca-se o  Concurso Cultural, atividade que possibilita aos alunos a oportunidade de treinar a redação em diversas temáticas. Nesta atividade, são estipuladas regras que permitem o compromisso com a aprendizagem, como, por exemplo, escrever formalmente, sem desvios gramaticais e erros ortográficos. Ao final do Concurso, os alunos ganharão livros doados pelos professores.

A primeira edição desta atividade ocorreu em fevereiro de 2014. Nela, os alunos tiveram que responder a seguinte pergunta: “O que a leitura pode nos oferecer?”. O estudante que melhor respondesse, ganharia o livro O Código Da Vinci, de Dan Brown.

A segunda ação é chamada Chá com Literatura, e reúne os alunos em algum espaço da escola, como a Biblioteca ou o espaço ao ar livre, a fim de que compartilhem obras da literatura, interpretandas e comentadas.

Como parte do Chá com Literatura, também em fevereiro de 2014, os estudantes foram divididos em grupos, e se dispuseram a ler contos e fábulas, mediados pelos professores da Biblioteca, assim conseguiram compartilhar a experiência com seus pares.

Mais informações:
Crede 18
Coordenadora: Edna Belém

Fonte: Assessoria de Comunicação da SEDUC