Seduc seleciona textos de Literatura Infantil para o Paic

25 de fevereiro de 2014 - 18:02

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) divulga Chamada Pública para seleção de 36 textos inéditos de Literatura Infantil, escritos por autores residentes, obrigatoriamente, no Ceará, com a finalidade de melhorar a aprendizagem dos alunos das redes municipais atendidas pelo Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic). Interessados em participar da seleção têm até o dia 15 de abril de 2014 para efetuar suas inscrições.

As inscrições devem ser realizadas diretamente na Coordenadoria de Cooperação com os Municípios (Copem) da Seduc. Para tanto, o candidato deve apresentar ficha de inscrição devidamente preenchida, três vias do texto inédito a ser inscrito na seleção e uma cópia deste em CD Room, além das cópias dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, Currículo Vitae (de acordo com o edital) e comprovante de residência.

Os 36 textos de Literatura Infantil selecionados irão compor três categorias, cada uma com 12 textos, que atendem às crianças de 4 a 6, de 7 a 8 e de 9 a 10 anos de idade, respectivamente. Ainda conforme o edital, os textos selecionados devem ser contemplados com premiação em dinheiro avaliada em R$ 4.500,00 para o seu autor, além de serem inclusos na “Coleção Paic – Prosa e Poesia”. Durante a seleção dos textos, serão avaliados critérios como qualidade, adequação temática, dentre outros.

A divulgação do resultado da seleção está prevista para o dia 30 de maio.

Sobre o Paic

O Programa foi originado pela iniciativa dos municípios cearenses apoiados pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a partir dos resultados do Comitê Cearense pela Eliminação do Analfabetismo Escolar, instituído na Assembleia Legislativa.

O Paic foi transformado em política pública prioritária do Governo do Estado em 2007. Focado em cinco eixos fundamentais, de educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa, o Programa expandiu suas ações até o 5º ano, em 2011. A partir desta iniciativa, foi criado o Paic+5.

Fonte: SEDUC