Estudo que analisa resultados do Enem vai ser divulgado nesta quarta-feira (12

11 de fevereiro de 2014 - 18:14

“Os Resultados do Enem e a Responsabilização das Redes Estaduais de Educação – uma Contribuição Metodológica” é o tema do estudo que vai ser lançado nesta quarta-feira (12), às 10 horas, na Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no bairro Cambeba. O trabalho é fruto de uma parceria entre o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) e Seduc.

 

O estudo alerta para os riscos de impropriedades das análises comparativas feitas a partir dos dados do Enem por escola, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), frequentemente utilizados de maneira equivocada. O trabalho aponta como principais limitações a exclusão de grande parte dos alunos nos cálculos das médias estaduais e as diferentes taxas de participação dos Estados no Enem.

 

De acordo com o professor Flávio Ataliba, diretor Geral do IPECE, o estudo propõe a utilização de uma base de dados mais completa como forma de solucionar grande parte das deficiências apresentadas, revelando um quadro no qual o Estado do Ceará apresenta destaques em algumas das questões mais importantes, até então não levantadas. A secretária de Educação do Estado, Izolda Cela, participa, juntamente com o professor Flávio Ataliba, da entrevista coletiva.

Fonte: SEDUC