Número de estudantes que ingressaram nas universidades cresce 836%

16 de maio de 2013 - 18:29

O Ceará comemora mais um vitória na área da educação, o ingresso de 7.825 jovens no ensino superior oriundos de escolas estaduais no ano de 2012/2013. O número representa uma evolução de 836% se compara ao ano de 2008, quando 836 alunos foram aprovados em universidades públicas. “Os números absolutos mostra que o a iniciativa pública têm ainda muitos desafios, mas essa evolução é algo para se comemorar e ser um motivador. O Ceará mostra mais uma vez que mesmo com todas as suas adversidades pode se destacar, e por um fator que é determinante em nosso povo, sua fibra”, comemorou o governador Cid Gomes, durante a solenidade de lançamento do Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem, realizada nesta quinta-feira (16), no Palácio da Abolição.

Na ocasião, além de apresentar esses dados aos presentes, o governador também recebeu os 32 alunos, dos 7.825 aprovados, que obtiveram as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os jovens representaram os estudantes de todas as escolas públicas estaduais do Interior e da Capital. “É muito gratificante ser um símbolo de mudança. Ingressei na escola estadual de educação no primeiro ano que ela foi implantada no meu município, em Horizonte, e isso demonstrava que a educação na minha cidade estava mudando. O Governo me deu todo o suporte para eu fazer o que quisesse, e hoje agradeço ao governador Cid Gomes essa oportunidade”, destacou a estudante Mariana Pereira, ex-aluna do EEEP Maria Dolores de Alcântara de Horizonte, aprovada no curso de medicina.

Assim como a jovem, através do Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem, lançado em 2012, o Governo Estadual, através da Secretaria da Educação (Seduc), visa garantir a assistência aos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Rede Estadual em sua preparação para o Enem. O Projeto esse ano está ampliando suas assistência para atender também os alunos do 2º ano. Esse ano o Chego Junto, Chego Bem foi dividido em seis etapas, que se inicia na organização da documentação dos estudantes para a realização das inscrições até a orientação para o acesso ao Ensino Superior. As seis etapas: destinada à organização dos documentos (identidade e CPF) dos alunos do 2º e 3º ano para inscrição e realização das provas; inscrição (garantir 100% dos alunos inscritos no Enem); motivação (oferecer condições ao aluno de fazer boas escolhas, motivando-o e encorajando-o); preparação (ações pedagógicas para desenvolver as habilidades dos estudantes); Dia E(incentivar a participação dos inscritos) e ingresso (orientação para o acesso ao ensino superior).

Para a secretária da educação, Izolda Cela, todas as ações que estão sendo desenvioladas pelo poder público estadual na área demonstra o esforço conjunto de diversas pessoas e que vem garantido resultados positivos como o sucesso do Projeto voltado para preparação do Enem. “Para as coisas acontecerem precisamos da articulação de uma grande rede. Esse esforço vai permitir uma perspectiva melhor de vida para os nossos jovens e diferente das que a geração dos seus pais tiveram. O evento hoje dá uma demonstração do esforço pessoal de cada um que está envolvido, e que se reflete no esforço de cada aluno, de cada professor, diretores, equipes escolares. Também um esforço da Secretaria, sob a liderança do Governador que entendeu o tamanho do compromisso e da importância que a educação tem na melhoria de vida de uma sociedade. Ao final o desejo é que possamos comemorar tantos outros crescimentos. Definitivamente eu acredito que esses jovens vão mudar o perfil da universidade, com o seu perfil de vida e suas histórias de sucesso”, discursou Izolda Cela.

O evento também foi marcado pela homenagem do Governo Estadual aos diretores das 26 unidades de ensino que aprovaram o maior número de alunos no Enem pelo Sisu, agraciados com placas de agradecimento. Na ocasião, a Seduc assinou o termo de parceria com a empresa Geek para a produção de simulados online, que vai beneficiar os jovens inscritos no Projeto. “O sonho é que 85% das vagas do curso de medicina das universidades públicas sejam assumidas por alunos das escolas públicas. Estamos longe, mas esse é um objetivo que deve ser perseguido. Assim vamos dá o exemplo de que em meio a todas as adversidades em educação, podemos conseguir resultados em pouco tempo”, finalizou o governador Cid Gomes.

Além de alunos, professores e diretores, a solenidade foi prestigiada pelo Presidente do Conselho Estadual de Educação (Cede), Edgar Linhares; pelo secretário adjunto da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), Almir Bittencourt; pelo diretor do Sindicato APEOC, Anízio Melo; e representantes da área.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado