Vamos votar no PNE

17 de maio de 2011 - 16:31

Deliberadamente coloquei no título o PNE. Espero que muitos leitores tentem ler para saberem quem é o PNE. Vou explicar, começando por dizer que é o problema mais importante para o desenvolvimento do país. PNE quer dizer Plano Nacional de Educação. O Brasil está fazendo planos decenais de educação. O primeiro, é o de 2001 a 2010. O segundo será o de 2011 a 2020, que já está na Câmara Federal e deverá ser votado neste ano.

Entenda porque esse PNE é importante. Um órgão europeu muito sério ? OCDE ? realiza, de dois em dois anos, uma avaliação do desenvolvimento da educação básica de noventa países. O Brasil está incluído nessa avaliação. Apesar de estar dentro das sete economias mais desenvolvidas do mundo, na educação ele está nos últimos lugares.

Segundo a opinião dos grandes economistas, daqui para frente, a ascensão econômica do Brasil vai ficar muito difícil, exatamente por causa de sua fragilidade na educação. Um tipo de componente desta avaliação é a média de anos de estudos do brasileiro. A do Brasil está em 7,5 anos de estudos, isto é, ensino fundamental incompleto. Os seus competidores em economia estão com o ensino médio concluído há bastante tempo. Nós temos menos de 14% dos jovens com ensino médio concluído nesta faixa. Nossa população de analfabetos ainda é de 15 milhões. Há problemas educacionais de todos os lados.

A ideia de estabelecer um plano nacional de educação é comprometer todo o país mediante uma lei, com a execução de um plano específico para dar um salto histórico. Mas o grande problema é alocar recursos para dar o salto de qualidade de que precisamos. E este salto pode ser medido pela percentagem que o país gasta com educação. Estamos gastando nela apenas 4,5% do PIB. Quem vai bem, gasta acima de 10%.

A consequência disso é que a formação de professores é muito precária e deficitária. Diminui cada vez mais a percentagem de jovens que querem fazer uma licenciatura para o magistério. Precisamos de mais de 700 mil professores licenciados. Os salários não compensam. Um prisioneiro sentenciado custa mais de R$ 1.800,00 por mês, muito mais do que o teto salarial de um licenciado.

A China, nos últimos vinte anos acordou. Hoje ela tem uma educação capaz de sustentar 80 mil estudantes fazendo doutorado nos Estados Unidos. Sem isto, ela não sustentaria o ritmo de crescimento que tem hoje.

Se você é cidadão, se você quer ver a sua pátria dando aos seus filhos (a todos) um padrão de vida decente, cobre de seus legisladores federais que elevem o PIB da educação brasileira a 10% até o ano de 2014. O Projeto já está no Congresso. Peça aos seus jornais que elejam a educação como um tema prioritário para a população.

Vamos colocar, nas próximas campanhas eleitorais, a educação como exigência da sociedade para todos os candidatos, em todos os níveis administrativos. Se isto acontecer, a violência vai dar um sumiço na vida do país. E a miséria também. Vamos nos dar as mãos nesta campanha de salvação nacional.

Edgar Linhares
Presidente do Conselho de Educação do Ceará

 

 

Fonte: Jornal OPOVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2011/05/16/noticiaopiniaojornal,2244282/vamos-votar-no-pne.shtml