Centro de Educação a Distância será instalado em Sobral

2 de fevereiro de 2009 - 16:30

A rede de educação tecnológica de nível superior do Instituto Centec vai ser ampliada em mais duas Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec) em Itapipoca e Iguatu, no interior do Ceará, com investimento de R$ 5 milhõesem cada uma. Os dois municípios foram escolhidos na semana passada pelogovernador Cid Gomes, em reunião para definição dos projetos a serem executados no Plano de Educação Profissional e Tecnológica do Estado.

Na ocasião, Cid Gomes aprovou também a implantação do Centro de Educação à Distância com orçamento de R$ 12 milhões, a ser construído em Sobral para produzir conteúdos de educação tecnológica em todas as mídias, projeto formulado pelo deputado federal Ariosto Holanda (PSB). Participaram do encontro as secretárias Izolda Cela, da Educação; Fátima Catunda, do Trabalho e Desenvolvimento Social e da adjunta da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Teresa Mota; do presidente do Instituto Centec, Samuel Brasileiro, do diretor geral do Cefet-CE, Claudio Ricardo Gomes de Lima e do parlamentar, que propôs a reunião. Ficou decidida também a ampliação da oferta do ensino técnico de nível médio. O presidente do Instituto Centec, Samuel Brasileiro, informou que o governador autorizou a transformação de nove Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) em Centros Vocacionais Técnicos (CVTec), que dão cursos técnicos de nível médio para alunos que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio. Segundo ele, o investimento em obra e equipamentos para transformar o CVT em CVTec é de R$ 3,5 milhão por unidade.

O CVT atua no nível de educação profissional inicial e continuada, com cursos de 60 a 120 horas. O CVTec dá cursos de dois anos. A medida beneficia os municípios de Beberibe, Campos Sales, Horizonte, Maranguape, Santa Quitéria, São Benedito, Aracoiaba, Viçosa do Ceará e Icó.

Ficou também definido por Cid Gomes que nos municípios onde a Secretaria de Educação (Seduc) vier a implantar o ensino médio integrado ao ensino técnico, os CVTs sejam incorporados com seus laboratórios e oficinas para atividades práticas dos cursos ofertados. É o caso dos CVTs de Acaraú, Canindé, Maracanaú, Maranguape e Missão Velha, que serão absorvidos pelo programa Brasil Profissionalizado, do Ministério da Educação, executado pela Seduc, que financia a iniciativa de ampliação da oferta do ensino médio integrado ao ensino técnico no país.

Ariosto Holanda avalia que na reunião o governador decidiu o futuro de muitas estruturas do Instituto Centec e da política de educação profissional no Ceará. O deputado informou ainda que ficou definido ainda que os CVT de municípios onde houver Cefet serão absorvidos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica. Irão para o Cefet os CVTs de Tauá, Tabuleiro do Norte, Quixadá, Jaguaribe, Crateús, o Núcleo de Informação Tecnológica (NIT) e a Fatec de Limoeiro do Norte e a Fatec de Sobral.

O destino dos outros CVTs, segundo Ariosto Holanda, será discutido com os prefeitos dos respectivos municípios para determinar como virão a ser operacionalizados. Samuel Brasileiro informou que o governador Cid Gomes tratar da revitalização do CVT somente após as eleições municipais, para estabelecer parcerias com as prefeituras.

Na próxima quinta-feira será realizada uma nova reunião com a Secitece, STDS, Centec, Seduc e Cefet para discutir como será executado o que ficou acertado no encontro com Cid Gomes, com o detalhamento das ações na esfera interinstitucional por abrangência em cada município. O governador determinou ainda a entrega de todos os projetos com orçamento para execução.

Samuel Brasileiro disse que o encontro com o governador significa um redimensionamento de toda a rede de educação tecnológica do Instituto Centec. A rede era composta por quatro Fatec ? as de Limoeiro do Norte e Sobral, que foram absorvidas pelo Cefet e federalizadas -, as de Juazeiro do Norte e de Quixeramobim. Com a adição das unidades de Iguatu e Itapipoca, voltam ao número original. O número atual de quatro CVTec ? em Aracati, Barbalha, Crato e São Gonçalo do Amarante -, por sua vez, será ampliado para 13 unidades. A quantidade de CVTs ? hoje 33 ? será reduzida para 17, contabilizou.

Na avaliação de Samuel Brasileiro, o encontro com o governador coloca em funcionamento do Plano de Educação Profissional e Tecnológica, lançado em maio no Palácio Iracema com a presença dos ministros Sergio Rezende, da Ciência e Tecnologia, e Carlos Lupi, do Trabalho. O governador convocará uma nova reunião para receber os projetos de investimento e o perfil dos cursos de acordo com a demanda de cada região, disse ele.

Samuel Brasileiro disse que o governador orientou que deve ser feito um esforço de para evitar a sobreposição de ações, buscando otimizar o planejamento da rede de educação profissional e tecnológica. Segundo ele, Cid Gomes solicitou que todos os projetos sejam georeferenciados e que apresentem a relação dos cursos propostos com base nas demandas identificadas, nas potencialidades e nas políticas de desenvolvimento do Estado.

Assessoria de Imprensa da Secitece

Flamínio Araripe (flaminio@secitece.ce.gov.br ? 3101.6428 / 9994.5245)