CEE dialoga com secretários escolares
17 de setembro de 2025 - 15:40 #CEE #formação #Secretários Escolares #seduc
Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3125.8974 / 9.9910.3443
ascom@cee.ce.gov.br / fernando.brito@cee.ce.gov.br
O secretário escolar é peça fundamental para uma instituição de ensino. Ele assume um papel estratégico, atuando como um elo de comunicação entre a administração, os alunos, pais e professores, garantindo a organização de documentos acadêmicos e administrativos, o cumprimento de processos legais, a fluidez das informações e o bom funcionamento da escola como um todo. O Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) corrobora com essa avaliação e busca uma maior proximidade com os secretários escolares espalhados pelo estado.
Com esse foco, o CEE teve participação especial , na manhã desta quarta-feira, 17/9, no segundo dia de encontro de formação de secretários escolares das escolas estaduais de educação profissional (EEEPs), escolas de campo e família agrícola, evento promovido pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc-CE) no Hotel Plaza Suítes, em Fortaleza.
A presença do Conselho foi considera de grande valia para a aproximação do órgão com os secretários escolares, efetivada através da apresentação das suas atribuições, breve histórico e esclarecimentos de dúvidas e sobre a estreita ligação entre o CEE e a categoria, responsável principal pela organização de todo o processo técnico administrativo nas instituições de ensino.
A manhã de trabalho foi aberta com rápida abordagem do coordenador de Educação Profissional da Seduc-CE, professor Tadeu Celedônio. Em sua fala, ele enalteceu a participação do CEE no encontro de formação de secretários escolares. Em seguida, alunos da Escola Dona Creusa do Carmo Rocha, de Fortaleza, realizaram um acolhida aos presentes, através de apresentação artística em que a musicalidade cearense foi destaque.
No espaço de explanação reservado ao CEE, a presidente do órgão, professora Ada Pimentel, fez um relato histórico do Conselho, que alcançou 76 anos de funcionamento este ano, tendo a missão de normatizar, assessorar e deliberar acerca de temas educacionais e avaliar as condições de oferta de ensino nas instituições escolares de educação básica e de ensino superior estaduais, além das escolas de governo.
A gestora mencionou todas as atribuições do órgão, destacando o número de escolas sob a jurisdição do Conselho, que hoje alcança o número de 7.676, entre estaduais, municipais e privadas, abrigando 1.930.754 estudantes. Ada Pimentel enfatizou a importância dos secretários escolares e sua responsabilidade com a vida escolar do aluno.
Posteriormente, usou da palavra a secretária geral do CEE, professora Aurila Maia Freire. Na ocasião, enumerou uma série de competências e atribuições do secretário escolar, destacando itens indispensáveis para o profissional qualificado, como conhecimento sobre arquivo escolar, escrituração escolar, documentações de alunos, regularização de vida escolar, procedimentos da LDB, avaliações, regularização de escolas, credenciamento, recredenciamento, plano de curso, diligência, relatórios anuais e outros. A secretária geral ainda mencionou as características que são encontradas num secretário escolar apaixonado por seu ofício: ética, responsabilidade, organização e habilidade para o relacionamento humano.
Aurila Maia Freire também destacou a importância da proximidade do CEE com os secretários escolares. “O Conselho está de portas abertas para recebê-los e atendê-los, de forma presencial, por telefone e meios eletrônicos; e esclarecer suas dúvidas e inquietações sobre normas e procedimentos”, concluiu. Integrante da Célula de Educação Superior e Profissional (Cesp) do Conselho, a professora Lúcia Angelim também esteve presente no evento, oferecendo assessoria técnica às gestoras.
Ouvidos pelo CEE, de maneira informal, secretários escolares presentes ao encontro – cerca de 200, provenientes de diversas regiões do Ceará – exaltaram a iniciativa do Conselho de buscar confinidade ainda maior com a categoria. Ainda houve tempo para a presidente Ada Pimentel agradecer à Seduc-CE pelo espaço cedido para o contato direto com os secretários escolares, enaltecendo, em especial, a acolhida ofertada pelo professor Tadeu Celedônio, a assessora técnica Socorro Farias, a orientadora Maria Alves e a articuladora Jacilene.