CGE apresenta resultado do Diagnóstico de Integridade do CEE

26 de junho de 2025 - 10:34 # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2005 / 9.9910.3443
ascom@cee.ce.gov.br / fernando.brito@cee.ce.gov.br

O Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) recebeu, na tarde da quarta-feira, 25/6, uma comitiva da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). A visita objetivou a apresentação dos resultados do diagnóstico de integridade aplicado no Conselho. A avaliação servirá de base para a implementação do Plano de Integridade do CEE, voltado para integrar mecanismos de gestão de riscos e controles internos para fortalecer a atuação da instituição, promovendo a eficiência, transparência e probidade.

Os dados colhidos foram considerados pela CGE como ótimo ponto de partida para o aprimoramento das atividades do CEE, que apresentou percentual de aderência e faixa de valoração por componente significativos nos seguintes itens: gestão patrimonial, transparência pública / comunicação e ações anticorrupção, de prevenção e de combate a fraudes e responsabilização administrativa. Diante do percentual global de aderência de 63,31% gerenciado, o CEE foi apontado com grau alto de maturidade de integridade.

A equipe da CGE foi composta pelo titular da Coordenadoria de Controladoria (CCONT), Ítalo Brígido, e pelos auditores de controle interno Wladis Pinheiro, Anastácia Santos e Emerson Carvalho. A auditora Wladis Pinheiro realizou a apresentação, que foi acompanhada, atentamente, pelos membros do Comitê de Integridade do CEE. O grupo atua na consolidação das boas práticas de governança e transparência no órgão.

A etapa seguinte do processo é a elaboração do Plano de Integridade do Conselho, a ser formatado a partir das recomendações decorrentes das fragilidades e das oportunidades de melhoria detectadas no diagnóstico de integridade. O documento conterá a definição de medidas saneadoras ou de mitigação das fragilidades; implantação de oportunidades de melhoria; cronograma de execução; os responsáveis pela execução das ações preventivas e corretivas; e monitoramento continuo. As ações priorizarão a gestão de riscos e o fortalecimento dos controles internos, fundamentais para atingir os objetivos estratégicos e garantir resultados efetivos.

Durante o encontro, a presidente do CEE, professora Ada Pimentel, destacou a importância do diagnóstico realizado pela CGE na medida em que proporcionou uma visão geral do CEE no tocante a pontos fortes e fragilidades a serem superadas. Por seu lado, o titular da CCONT, ítalo Brígido, enalteceu o interesse da equipe do CEE em participar do Programa de Integridade coordenado pela CGE nos diversos órgãos e entidades da administração pública estadual. O gestor lembrou que a iniciativa tem foco na sistematização de práticas de controle interno, gestão de riscos e governança, com o objetivo de fortalecer a administração pública e prevenir desvios de conduta, fortalecendo a confiança da população.

O interesse do CEE na efetivação dos direcionamentos da CGE coloca o órgão na condição de conquistar o Selo de Integridade, um reconhecimento às instituições que se destacam na adoção e cumprimento das diretrizes do programa.