Funcionalismo público – Índice da democracia e proteção dos direitos civis
28 de outubro de 2024 - 13:38 #CEE #dia do servidor público #homenagem
Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2017 / 9.9910.3443
ascom@cee.ce.gov.br / fernando.brito@cee.ce.gov.br
Em todo 28 de outubro, comemora-se o Dia do Servidor Público. Uma data para reafirmar e defender a sua importância e declarar que todo aquele que lhe ameaça a estabilidade funcional atenta contra a Democracia e fomenta o “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, preceito fragilizador dos princípios da administração pública e gerador de corrupção.
Daí, ser tão importante a estabilidade funcional do servidor público. Uma garantia constitucional para que possa exercer suas funções com mais segurança, sem pressões externas ou políticas, e cumprir sua missão com integridade e elevada ética profissional, sem se submeter a governantes corruptos. O funcionalismo público existe para servir democraticamente a sociedade.
Índice da democracia e da proteção dos direitos civis, o funcionalismo público garante a continuidade, estabilidade, eficiência e transparência do Estado na oferta e no acesso a serviços essenciais como saúde, segurança, habitação, trabalho, infraestrutura e educação. Suas ações se pautam pela imparcialidade e neutralidade, princípios os quais podemos traduzir pelo fazer o bem sem ver a quem. A eles, somam-se a legalidade, a moralidade, a publicidade e a eficiência. Esse conjunto de princípios visa garantir e proteger os direitos dos cidadãos e promover o bem-estar social.
É o servidor público quem primeiro atende a população, é quem de fato dia a dia faz acontecer as políticas públicas de estado em prol da sociedade. Sua missão está acima de qualquer partido político ou governante e assim deve permanecer. Servimos da criança ao idoso, servimos, pois, a todos os cidadãos e devemos fazê-lo com igualdade e equidade.
Encontrei inspiração na dedicação de colegas no cumprimento da missão de ser um “agente de transformação do Estado a serviço da cidadania” e bem servir à sociedade. Celebro e agradeço a todos os funcionários e colaboradores do estado do Ceará pela acolhida e pelo exemplo de fazer o bem sem ver a quem. A mim muito me orgulha estar entre vós no cumprimento dessa missão. Viva o funcionalismo público! Viva a democracia!
Professor Kelsen Bravos