CEE na reunião ordinária semestral do Foncede

5 de junho de 2024 - 11:24 # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2005 / 9.9910.3443
ascom@cee.ce.gov.br

O Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) estará presente na reunião ordinária semestral do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede). O encontro será realizado na cidade de Aracaju-SE, no período de 5 a 7 deste mês. O CEE será representado pela presidente do órgão, professora Ada Pimentel.

Na programação, constam mesa de debates sobre o Sistema Nacional de Educação e reunião conjunta entre os presidentes dos Conselhos Estaduais e Distrital e a diretoria Executiva da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), além de mesa de debates sobre fontes de recursos de associações representativas no campo educacional e reunião com o vice-governador e secretário Estadual de Educação de Sergipe, José Macêdo Sobral; bem como palestra do conselheiro José Barroso Filho sobre o atual momento do Conselho Nacional de Educação (CNE).

A professora Ada Pimentel destaca a importância do encontro semestral do Foncede para fins de atualização sobre temas relacionados à educação no país, além da troca de experiências entre os presidentes dos Conselhos de Educação, com diálogos sobre desafios e perspectivas dos órgãos.

Com 35 anos de existência, o Foncede possui estatura e importância própria dentro do contexto da interpretação, regulação e assessoramento na aplicação da legislação, posicionando-se, fundamentalmente, em favor da perenidade da política educacional, independentemente da ocupação transitória dos governos em nível estadual e federal. Hoje, o fórum reúne representantes de todas as unidades da Federação, em permanente regime de colaboração entre os Sistemas de Ensino. O presidente do Foncede é Ricardo Tonassi, também presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro.