Professora Fátima Lemos recebe Título de Cidadã de Fortaleza

4 de abril de 2024 - 10:11 # # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2005 / 9.9910.3443
ascom@cee.ce.gov.br

Conselheira suplente do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE), a professora Maria de Fátima Lemos Pereira Cândido foi agraciada com o Título de Cidadã de Fortaleza. A sessão solene de outorga foi realizada na noite da quarta-feira, 3/4, no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza (CMF). O requerimento foi de autoria do vereador Danilo Lopes, acatado pelo conjunto dos edis de Fortaleza, sob a presidência do vereador Gardel Rolim.

Na mesma ocasião, o Colégio Maria Ester, dirigido pela professora Fátima Lemos, foi homenageado pela passagem de 40 anos de fundação. A instituição fica localizada no bairro Serrinha, em Fortaleza, ofertando educação infantil, ensino fundamental I e II, ensino médio e pré-universitário. O colégio foi fundado, em 1984, pelo casal Francisco das Chagas Cândido de Oliveira e Maria de Fátima Lemos Pereira Cândido.

A presidente do CEE, professora Ada Pimentel, representou o órgão no evento na CMF e foi uma das oradoras. Na ocasião, destacou: “Alegra-me ver mais uma educadora receber o título de cidadã fortalezense. E mais alegria me proporciona o fato de ser a professora Fátima lemos. Também impressiona o fato de seu Colégio Maria Ester já contar com quatro décadas educando jovens que já despontaram nos mais variados patamares da vida social. Conheço a história de sua trajetória, segundo ela, iniciada quando ainda saia da adolescência e lecionava no Educandário Casimiro de Abreu”.

Ainda em sua fala, a professora Ada Pimentel, enfatizou: “a professora Fátima Lemos trafega, com desenvoltura, nas principais instituições culturais do nosso Estado. Presidente da tradicional ala da Casa de Juvenal Galeno, imortal da Academia Fortalezense de Letras e da Academia Lavrense de Letras, a professora Fátima talvez seja a única educadora a servir nossos dois Conselhos de Educação. É efetiva no municipal e suplente no estadual. Esta nossa conselheira conhece bem a educação que se pratica no Ceará”. E concluiu: “estamos aqui, professora Fátima, para, além de testemunharmos essa bela festa, dar nosso testemunho da sua profícua educação, que vem, há tanto tempo, modificando o perfil cultural de toda a região Sul de Fortaleza, que se estende do Castelão à Parangaba. Parabéns, professora Fátima. Continue esse belo trabalho educacional, agora, principalmente, como cidadã desta bela cidade, loura desposada do sol. Ela é toda sua, seja bem-vinda em definitivo”.

Em seu discurso de agradecimento, a professora Fátima Lemos contou um pouco de sua trajetória no segmento da educação e externou sua profunda alegria de passar a ser, efetivamente, cidadã de Fortaleza.