CEE participa da Conferência Nacional de Educação

29 de janeiro de 2024 - 12:53 # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 9.9910.3443
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O Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) participa da Conferência Nacional da Educação (Conae). O evento foi iniciado no domingo, 28/1, e prossegue até a terça-feira, 30/1, em Brasília-DF, numa inciativa do Ministério da Educação (MEC). As conselheiras Cristiane Holanda e Sofia Menescal representam o Conselho no importante evento educacional, que tem como tema central o “Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034: política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

“É uma imensa satisfação representarmos o CEE na Conae 2024, reforçando o compromisso do órgão com uma educação democrática, com qualidade e equidade”, destacaram as conselheiras do CEE.

A Conferência Nacional será desdobrada em sete eixos, que abrirão as formulações de problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias para construção do PNE 2024-2034, a serem consolidadas no documento referência que será elaborado pelo Fórum Nacional de Educação (FNE). A Conae foi precedida de conferências municipais, distrital e estaduais.

A expectativa da organização é de que a Conae resulte na formulação de proposições de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a próxima década da educação no País, com foco no enfrentamento das desigualdades e na garantia dos direitos educacionais.

Evento que se destaca pelo seu caráter democrático e participativo, a Conae teve sua primeira edição em 2010, repetindo-se em 2014 e 2018. A conferência reúne representantes de diversos segmentos da sociedade, incluindo educadores, gestores, estudantes e pais, tendo papel fundamental na construção do PNE na medida em que influencia, diretamente, as metas e diretrizes que norteiam as políticas educacionais do país. As discussões e propostas levantadas na conferência são incorporadas ao plano, assegurando que as políticas educacionais reflitam as necessidades reais da comunidade.