CEE na Conferência Municipal de Educação de Sobral

26 de outubro de 2023 - 09:47 # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 9.9910.3443

A Secretaria da Educação de Sobral e o Conselho Municipal de Educação (CME) promoveram, na manhã da quarta-feira, 25/10, a Conferência Municipal da Educação (COMEE) Ceará 2023, na Faculdade Uninassau, localizada no bairro Dom Expedito. O objetivo foi avaliar a implementação dos planos municipal, estadual e nacional de educação, os avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais.

O encontro reuniu gestores, professores, trabalhadores, estudantes, pais de alunos da educação básica, educação profissional, tecnológica, educação superior e representantes da sociedade civil, de organizações religiosa e da Câmara de Vereadores de Sobral.

A mesa de abertura contou com a participação da presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE), professora Ada Pimentel; do secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima; e do presidente do CME, Amaury Gomes, que abordaram o tema do evento “Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

Na conferência, os educadores debateram sete eixos temáticos: a garantia dos direitos; educação, direitos humanos, inclusão e diversidade; gestão democrática e educação; valorização dos profissionais da educação; financiamento da educação pública; educação comprometida com a justiça social e o Plano Nacional da Educação (PNE) como articulador do Sistema Nacional de Articulação (SNE).

Na oportunidade, também foram eleitos os delegados que representarão Sobral na Conferência Estadual da Educação.

O evento

A COMEE/CE 2023 possui caráter deliberativo e apresenta um conjunto de propostas oriundas dos grupos de discussões das representações do município para as discussões e deliberações na etapa nacional da CONAEE 2024, de modo a subsidiar a apresentação e implementação do novo Plano Nacional de Educação (PNE) pela União, pelos Estados, Distrito Federal e pelos Municípios no contexto da criação e implementação do Sistema Nacional de Educação (SNE), abrangendo, especialmente, a participação social, a cooperação federativa e o regime de colaboração entre os entes.

Fonte: Prefeitura de Sobral