Projeto Foco na Legislação do Ensino aborda inclusão nas escolas

2 de outubro de 2023 - 11:50 # # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 9.9910.3443
comunicacao@cee.ce.gov.br / fernando.brito@cee.ce.gov.br

“Nem deveríamos falar em educação inclusiva. O acesso à educação e o direito à aprendizagem são garantias constitucionais, ou seja, previstas a todos os brasileiros como dever do Estado e da família. O presente e o futuro da educação consistem na promoção da diversidade como um valor inegociável”. A avaliação é da professora e conselheira do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE), Selene Penaforte. A docente, que integra a Câmara de Educação Básica do Conselho, abordou o tema “A gestão e organização da escola para a inclusão” no terceiro módulo do Projeto Foco na Legislação do Ensino, que foi realizado na última quinta-feira de setembro passado. A iniciativa do CEE visa a qualificação profissional e a melhoria das práticas dos que fazem a gestão escolar no Ceará.

A programação foi realizada através do canal do CEE no Youtube, ferramenta destinada a incrementar a aproximar o órgão com os usuários em geral. A interação do público foi destaque, com o envio de mensagens e perguntas diversas para a conselheira, via chat. A principal demanda foi quanto ao tratamento a ser dispensado aos estudantes com algum tipo de deficiência e/ou comportamentos fora dos padrões apontados como “normais” pelas instituições de ensino.

A conselheira destacou que, historicamente, a diversidade de habilidades e características físicas e intelectuais foi categorizada pelo saber médico e científico na forma de padronizações excludentes. Selene Penaforte lembrou que esse padrões levaram pessoas a serem excluídas dos espaços de convivência social, em especial na educação. Para ela, preconceitos e predisposições impedem a presença e a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. “Imaginar que uma criança com deficiência atrapalha o processo de ensino e aprendizagem de outros estudantes é um dos exemplos dessa discriminação”, avaliou, defendendo a educação universal, que deve incluir a diversidade e fugir de modelos padronizados.

Presidente do CEE, a professora Ada Pimentel reforça a importância do Projeto Foco na Legislação do Ensino por capacitar, em especial, os secretários escolares das redes públicas e privadas. “É fundamental estarmos sempre nos atualizando sobre temas que lidamos no nosso dia a dia de trabalho”, ressaltou.

O quarto módulo do Projeto Foco na Legislação do Ensino deverá ser desenvolvido na última quinta-feira deste mês de outubro, com a abordagem do tema Educação a Distância (EaD) pelo conselheiro Samuel Brasileiro Filho. As demais etapas ocorrerão sempre na última quinta-feira de cada mês, até o fim do ano. A ideia é abordar temas diversos de grande interesse para os gestores escolares.

No canal do CEE no Youtube e no site do Conselho (www.cee.ce.gov.br), o interessado poderá conferir, na íntegra, o teor de cada um dos módulos do projeto.

https://www.youtube.com/@ceeceara