CEE participa da etapa Nordeste do Ciclo de Seminários Programa Escola em Tempo Integral

27 de setembro de 2023 - 12:59 # # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 9.9910.3443
comunicacao@cee.ce.gov.br / fernando.brito@cee.ce.gov.br

O Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) participa da etapa Nordeste do Ciclo de Seminários Escola em Tempo integral: princípios para a política de educação integral em tempo integral, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC). O órgão está sendo representado pela sua presidente, professora Ada Pimentel. O evento ocorre no auditório da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), em Recife-PE, nesta quarta-feira, 27/9, e amanhã, 28/9.

Os seminários, em número de cinco encontros pelas regiões brasileiras, discutem e elaboram orientações para a educação integral em tempo integral na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Além disso, consideram as especificidades e transversalidade das modalidades especiais: educação especial na perspectiva da educação inclusiva, educação bilíngue de surdos, educação do campo, educação escolar indígena e educação escolar quilombola.

Na etapa nordestina, a presidente do CEE também representa a coordenação do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede) no Nordeste.

Ação do MEC, o Ciclo de Seminários Escola em Tempo Integral tem o intuito de elaborar os princípios orientadores para a Educação Integral em Tempo Integral por etapa e modalidade da educação básica. A iniciativa é uma das estratégias do Programa Escola em Tempo Integral, voltado para fomentar a criação de novas matrículas em tempo integral na Educação Básica.

A professora Ada Pimentel destaca a importância do seminário em Recife-PE em prol da normatização da escola em tempo integral em todo o país.

Os próximos seminários regionais serão na região Sudeste, em Diadema-SP, nos dias 4 e 5 de outubro, e 19 e 20 de outubro, em Porto Alegre-RS. Os encontros já foram realizados na região Centro-Oeste, em Cuiabá-MT, e na região Norte, em Belém-PA.