A UFC viva e democrática que queremos

17 de agosto de 2023 - 12:56 # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 9.9910.3443

A comunidade universitária e a sociedade cearense nutrem grande expectativa sobre a nova gestão, pois os contextos políticos do país e da UFC alimentam a esperança de que viveremos na Democracia, com diálogo e participação

No dia 03/08, foi publicado o Decreto que me nomeia Reitor da Universidade Federal do Ceará, com as assinaturas do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Ministro da Educação, Camilo Sobreira de Santana. Registro essas assinaturas porque elas desvelam o contexto em que vou assumir a Reitoria da UFC neste novo tempo que se anuncia.

A comunidade universitária e a sociedade cearense nutrem grande expectativa sobre a nova gestão, pois os contextos políticos do país e da UFC alimentam a esperança de que viveremos na Democracia, com diálogo e participação. Assim, teremos mais oportunidades para a promoção da Vida, da Justiça Social e da Emancipação Humana, por meio do ensino de qualidade, da pesquisa socialmente referenciada e da extensão transformadora.

Não tenho dúvida de que esse novo tempo já está instalado e de que é preciso muito trabalho coletivo, muitas articulações e sinergias para consolidarmos as conquistas e fazermos as mudanças e as disrupções necessárias para barrar retrocessos e promover avanços. Temos uma comunidade universitária madura e robusta que é capaz de assumir e vencer os desafios.

De partida, nosso grande dever é garantir a permanência de todos os estudantes, pois aí está a missão precípua da universidade. Para isso, é necessário mobilizar toda a gestão administrativa e acadêmica e toda a comunidade universitária. Os estudantes precisam de mais assistência, o que demanda muito mais investimentos financeiros e mais pessoal para a UFC.

Estamos igualmente desafiados a responder diferentes anseios da sociedade: combate à pobreza, mais inclusão, com políticas afirmativas e combate ao racismo, ao machismo, à LGBTQfobia e a todas as formas de opressão, mais cultura e arte, mais inovação tecnológica e social, mais parcerias.

A UFC precisa consolidar os seus campi nos territórios em que estão instalados – Sobral, Quixadá, Russas, Crateús e Itapajé – e, com eles, alavancar o desenvolvimento dessas regiões. Precisamos incrementar as nossas relações interinstitucionais locais, regionais, nacionais e internacionais.

UFC Viva e Democrática que queremos é plural, capaz de conservar e transformar, é includente, é defensora da Natureza, é promotora de Cultura e sempre aberta ao diálogo. Somos servidores e servidoras públicos (as) de uma universidade pública; é com essa consciência crítica e engajada que devemos seguir a nossa trajetória.

# Artigo de autoria do professor Custódio Almeida, conselheiro do CEE e reitor nomeado da Universidade Federal do Ceará (UFC)