Educação em tempo integral

22 de dezembro de 2022 - 08:43 # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 9.9910.3443

A governadora Isolda Cela, recentemente, encaminhou à Assembleia Legislativa do Ceará projeto de lei que objetiva ampliar o programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic) para a universalização do ensino fundamental em tempo integral nas escolas da rede pública dos municípios cearenses.

A efetivação dessa proposta visa a cooperação Interfederativa de natureza técnica, pedagógica e financeira. O regime de cooperação previsto dar-se-á mediante a adesão dos municípios interessados, conforme regras estabelecidas.

O projeto é ousado, mas sendo a educação ação prioritária das políticas públicas do Estado, é um alvo a atingir. A educação integral deve garantir o desenvolvimento do sujeito em todas as suas dimensões e vai além da ampliação da jornada e do tempo integral.
Diversos estudos na área educacional comprovam que o modelo de escola em tempo integral apresenta impactos positivos sobre o aprendizado dos estudantes. Nesse modelo, o aprendizado não se limita apenas à matriz curricular e à sala de aula. A educação em tempo integral vai além da ideia de manter o estudante por mais horas dentro da escola. Ela promove a socialização, a integração e estimula a aprendizagem no ambiente escolar.

Desse modo, além de se preocupar com o domínio intelectual, a escola deve oferecer, também, exercícios que possibilitem o exercício físico, intelectual e sócio emocional dos estudantes, como a prática de esportes, aprendizado de língua estrangeira e a capacitação para enfrentar desafios lógico-matemáticos e desenvolver uma conscientização ambiental e corporal.

A educação integral promove a equidade ao reconhecer o direito de todos de aprender e acessar oportunidades educativas diferenciadas e diversificadas a partir da interação com múltiplas linguagens, recursos, espaços, saberes e agentes, condição fundamental para o enfrentamento das desigualdades educacionais.

Resiliência, flexibilidade, inteligência emocional e criatividade são algumas das características que deverão ser exigidas para os profissionais do futuro e que devem começar a serem trabalhadas nas novas gerações. É preciso pensar que a educação não trata apenas da  transmissão e da aprendizagem de conteúdos, mas também do desenvolvimento pessoal de um indivíduo.

A proposta da educação integral nas escolas é necessária e urgente, principalmente nos últimos anos, já que o século XXI apresenta novos desafios para a humanidade e consequentemente, para aqueles que serão os adultos do futuro. Esses benefícios devem estar devem contidos nos projetos pedagógicos das escolas.

Ada Pimentel Gomes Fernandes Vieira
Presidente do CEE