CEE é destaque em Reunião Plenária Nordeste do Foncede

1 de dezembro de 2022 - 10:17 # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 9.9910.3443
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O Conselho Estadual de Educação (CEE) foi destaque na Reunião Plenária Nordeste do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede). O evento foi realizado na última semana, na Escola de Governo do Estado do Maranhão, em São Luís-MA. O CEE foi representado pela presidente, professora Ada Pimentel; e pela conselheira e vice-presidente da Câmara de Educação Superior e Profissional (Cesp), professora Guaraciara Barros Leal. Na ocasião, especialistas debateram sobre os desafios para um projeto de educação emancipadora no país.

O trabalho do CEE no campo da normatização do sistema de ensino no Ceará foi ressaltado e mereceu elogios dos conselheiros participantes do evento quando da realização do painel “Socialização de Experiências e Vivências”. Na oportunidade, a conselheira Guaraciara Barros leal apresentou o Projeto Organização e Fortalecimentos dos Conselhos Municipais de Educação (CMEs) na Gestão e Normatização dos seus Sistemas de Ensino, ação voltada para os CMEs no Ceará. Atualmente, o estado conta com um total de 70 conselhos que desenvolvem atividades normativas.

Com a iniciativa ora em andamento, o CEE pretende que os municípios cearenses passem a contar com seus respectivos Conselhos de Educação para a solução mais célere das demandas educacionais. Além disso, os conselheiros eleitos atuarão como interlocutores junto à gestão municipal e à comunidade escolar quanto a questões relacionadas à educação e poderão desempenhar, ainda, funções consultivas, mobilizadoras e fiscalizadoras. A ideia é proporcionar celeridade na solução de demandas educacionais no âmbito municipal e estadual.

Ainda na reunião plenária, foi aprovada a Carta da Região Nordeste, importante documento para fortalecer a educação nos estados da região. A carta retrata o contexto educacional regional e nacional, marcado pela exclusão e desigualdades educacionais. Além disso, apresenta propostas dos representantes nordestinos para a elaboração de políticas públicas que contemplem um sistema nacional de educação fortalecido e o ensino qualificado e inclusivo.