Acolhimento de conselheiros e eleição dos novos presidentes de Câmaras

14 de abril de 2022 - 09:22 # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 9.9910.3443

Os novos conselheiros do Conselho Estadual de Educação (CEE) tiveram uma manhã especial nesta quarta-feira, 13/4/2022. Eles participaram, pela primeira vez, de uma reunião plenária do CEE após a posse em seus cargos em recente solenidade presidida pela governadora Izolda Cela. O encontro foi realizado por meio de videoconferência, sob a coordenação da presidente do Conselho, professora Ada Pimentel. A gestora saudou os conselheiros reconduzidos para mais um mandato, bem como os novos integrantes do colegiado. O mandato dos 21 conselheiros titulares e dois conselheiros suplentes será de quatro anos (2022 – 2026).

Após agradecimento ao Governo do Estado pelo olhar diferenciado e o constante apoio ao Conselho, a professora Ada Pimentel passou a palavra à titular da Coordenadoria de Planejamento, Estudos, Normas e Articulação com os Sistema de Ensino (Cepas) do órgão, professora Joyce Maia, que coordenou o Seminário de Acolhimento aos novos conselheiros. Na oportunidade, a professora apresentou uma visão geral do Conselho, com destaque para as diversas atribuições dos conselheiros para a normatização do Sistema Estadual de Ensino.

A plenária teve continuidade com a apresentação de todos os novos conselheiros titulares e suplentes nomeados pelo governo do Estado, seguida da definição dos nova composição das câmaras de Educação Básica (Ceb) e de Educação Superior e Profissional (Cesp) do CEE.

A Ceb contará com os seguintes membros: Lúcia Maria Beserra Veras, Raimunda Aurila Maia Freire, Francisca Sirone Alcência Freire, Francisco Olavo Silva Colares, Luíza Aurélia Costa dos Santos Teixeira, Luciana Lobo Miranda, Maria Luzia Alves Jesuíno, Nohemy Rezende Ibanez, Selene Maria Penaforte Silveira e Tália Fausta Fontenele Moraes Pinheiro.

A Cesp passará a ter a seguinte composição: Ada Pimentel Gomes Fernandes Vieira, Custódio Luís Silva de Almeida, José Batista de Lima, Carlos Kleber Nascimento de Oliveira, Guaraciara Barros Leal, Maria de Fátima Azevedo Ferreira Lima, Petrônio Emanuel Timbó Braga, Cristiane Carvalho Holanda, Samuel Brasileiro Filho, Sofia de Evaristo Menescal e José Murilo Martins Filho.

Ainda na plenária, a professora Ada Pimentel fez um agradecimento especial aos conselheiros que não permaneceram na equipe do CEE. Foram eles: Ana Nogueira, Orozimbo Leão, Marcelo Farias, Palmira Soares, Teoberto Landim e Nelson Arruda Filho.

Posteriormente, os conselheiros se reuniram em suas respectivas câmaras, igualmente por videoconferência. Na ocasião, os conselheiros novatos dirimiram dúvidas sobre suas novas atividades e projetos a serem desenvolvidos no CEE. Em seguida, foi realizada a eleição dos novos presidente e vice-presidente de cada uma das instâncias deliberativas. Na Ceb, foram eleitas, por aclamação, as conselheiras Aurila Maia e Luzia Jesuíno como presidente e vice, respectivamente. Na Cesp, os escolhidos, também por aclamação, foram os conselheiros Custódio Almeida e Guaraciaba Barros Leal como presidente e vice, respectivamente.

Chamou atenção na reunião plenária e nas reuniões ordinárias de câmaras a grande disposição dos conselheiros de desenvolverem um trabalho intensamente produtivo na nova etapa da trajetória do CEE, pautando as atividades sempre pela ética nas relações e justiça na condução das normas e na garantia dos direitos do cidadão em prol do desenvolvimento da educação no Ceará com qualidade e equidade.