Governo do Ceará entrega Centro de Formação para beneficiar profissionais

28 de março de 2022 - 15:23 # # # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2017 / 9.9910.3443
comunicacao@cee.ce.gov.br / fernando.brito@cee.ce.gov.br

Com R$ 42,6 milhões em investimento, equipamento funcionará de forma integrada para a formação, qualificação e desenvolvimento de todos os profissionais

Valorização é um dos pilares que o Governo do Ceará investe para dar continuidade aos avanços da educação cearense. Nesse sentido, o Estado inaugurou, na manhã desta segunda-feira (28), o Centro de Formação e Desenvolvimento para os Profissionais da Educação do Ceará (FormaCE), localizado no bairro XXIII, em Fortaleza.

Estiveram presentes na inauguração, o governador Camilo Santana; a vice-governadora Izolda Cela; a secretária da Educação, Eliana Estrela; o prefeito de Fortaleza, José Sarto; o reitor da Universidade Estadual do Ceará, Hidelbrando Soares; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique; a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/CE), Luiza Aurélia; além de secretários municipais, gestores da educação e outras autoridades.

Apoiar e desenvolver para avançar

O FormaCE é resultado de política continuada de formação, valorização e desenvolvimento profissional, integrando o Programa Ceará Educa Mais, da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). O Estado investiu R$ 42,6 milhões para adquirir e adequar o espaço, além de equipar e mobiliar.

Emocionado, o governador destacou que o espaço tem objetivo de valorizar ainda mais o trabalho e dedicação das pessoas que fazem a educação cearense. “Isso é baseado nas melhores experiências do mundo, que criaram academias e centros de formação para capacitar, formar e valorizar os professores. O céu é o limite para o planejamento e o plano diretor que está sendo construído pela Secretaria da Educação. Como nós somos hoje a melhor educação do País, temos que ter o melhor Centro de Formação do País com toda a estrutura e condições para valorizar nossos profissionais”, afirmou Camilo Santana.

O equipamento, que homenageia a educadora caririense Maria Neli Sobreira de Oliveira, atenderá todos os profissionais da Educação Básica das redes estadual e municipais do Ceará, com serviços de formação, qualificação e desenvolvimento. O FormaCE também terá atividades esportivas e espaço dedicado aos cuidados com a saúde ocupacional e bem-estar físico e emocional dos profissionais.

A vice-governadora ressaltou que o ambiente amplia as possibilidades de gestão das aprendizagens. “Os professores têm suas tarefas imediatas e, muitas vezes, eles desejam conhecer áreas diferentes e se aprofundar. Eles vão encontrar aqui essas oportunidades, porque tudo isso contribui para um profissional mais feliz, realizado e motivado”, disse Izolda Cela.

O complexo foi pensado para promover integração e incentivo à pesquisa docente, desenvolvimento de habilidades e competências de liderança, auxílio na organização de rotinas de trabalho, vivências práticas sobre os desafios cotidianos do exercício profissional, entre outros aspectos.

Para isso, o local dispõe de galeria de exposição; salas de aula; sala de eventos; sala de artes marciais; sala de saúde vocal; sala de dança/pilates; sala de atendimento psicossocial; sala de psicomotricidade; sala de formação flex (ambiente que possibilita alteração para usos diversos), laboratório de inovação educacional e laboratório educacional de informática, além de complexo para eventos.

Com discurso também emocionado, a titular da Seduc enfatizou que o equipamento foi construído com a matéria-prima da humanização. “Esse equipamento não é só arquitetônico, mas é algo que nós sonhamos juntos. O governador Camilo e a professora Izolda queriam um espaço para agregar valores e que tivesse o aconchego dos nossos profissionais de educação. Esse espaço é tudo isso, onde será construído todo esse conhecimento, saberes e experiências”, disse Eliana Estrela.

Para Emília Gomes, coordenadora da Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 10, em Russas, o local fortalece a categoria. “Vai ser um apoio importante para que o professor possa sempre se atualizar e encontrar as formas de mediação mais ativas e assertivas, principalmente agora depois desse período pandêmico que tanto vem nos desafiando. A gente precisa recuperar e recompor as aprendizagens”, frisou.

A professora Maria Tereza Alencar sabe a importância desse apoio para quem está no dia a dia em sala de aula. Ela, atualmente, é diretora da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Governador Adauto Bezerra, situada na cidade do Crato. “É um equipamento de grande valia. Um sonho que agora é realidade. Aqui construiremos novos saberes, ampliaremos nossos conhecimentos em um ambiente nosso, da Educação”, frisou.

Tudo isso em um ambiente projetado para destacar a identidade regional, agregando conceitos como inovação, sustentabilidade ambiental e acessibilidade.

“Esse centro tem o reconhecimento do coração. O valor que é dado pelo Estado a essa classe que é quem constrói e muda o nosso País”, reforçou José Sarto, prefeito de Fortaleza.

Homenagem

Maria Neli Sobreira de Oliveira nasceu em 14 de janeiro de 1918, na cidade de Juazeiro do Norte. Ao longo de sua trajetória, Neli contribuiu para educar gerações quando foi professora no Cariri e na Capital cearense. Integrou também o Conselho Estadual de Educação na Câmara de Educação Básica. A educadora faleceu em 3 de junho de 2013.

Camilo Santana, que é neto da homenageada, destacou o papel desempenhado pela avó. “Era uma mulher inteligente. A gente pensa que patrimônio é individual, mas ela sempre pensava que as pessoas precisavam ter acesso ao conhecimento. Ela, em vida, doou a biblioteca do meu avô [professor Amorim Sobreira] para os Acervos Raros da Biblioteca Pública do Ceará Governador Menezes Pimentel. Eu me sinto muito emocionado porque tinha uma relação muito forte com a minha avó”, registrou.

A outra neta de Neli, Isabel Santana, representou a família.

Fonte: Larissa Falcão – Ascom Casa Civil Texto – Helene Santos e Carlos Gibaja Fotos