Seduc lança Projeto Político-Pedagógico das Escolas Quilombolas

7 de março de 2022 - 10:05 # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2017 / 9.9910.3443

A Secretaria da Educação do Estado (Seduc) lançou, recentemente, o documento Projeto Político-Pedagógico das escolas quilombolas do Ceará. A iniciativa é da Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional (Codin) e visa contribuir para o enriquecimento das discussões sobre essa temática no interior de cada unidade de ensino.

A cerimônia de apresentação e divulgação do documento contou com a presença de secretários municipais de Educação, técnicos e lideranças do Movimento Quilombola do Ceará. O documento integra o conjunto de ações da Seduc em atendimento à Resolução CNE/CEB nº 8/2012 e às reivindicações do Movimento Quilombola do Ceará.

Organização

Como resposta às demandas apresentadas pelo Movimento Quilombola, a Seduc publicou um chamamento público, selecionou e contratou consultoria especializada na área de Educação Escolar Quilombola para subsidiar a elaboração do documento. A construção do material primou por respeitar a participação das comunidades e escolas quilombolas, legitimando os ideais e as práticas construídas por seus diversos sujeitos. Assim, foram realizados encontros regionais com participação ampla e colaboração daqueles que pensam o projeto de sociedade e de escola dos quilombos do Ceará.

Os encontros resultaram na construção de um documento de referência para as comunidades, escolas, SMEs, Credes e Seduc. O documento apresenta mais do que orientações para a elaboração dos PPPs, trazendo também inspirações para pensar a escola e a educação quilombola como um todo, permeada pelo conceito de Pedagogia de Quilombo e seus Eixos, cunhados nas discussões desenvolvidas nos encontros.

Fonte: Seduc CE