Governo do Ceará anuncia investimento na educação e entrega equipamentos

7 de março de 2022 - 16:01 # # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2013 / 9.9910.3443

Com o objetivo de melhorar, cada vez mais, a educação pública cearense, o Governo do Ceará vai reforçar os investimentos na rede estadual de ensino, além de garantir equipamentos e materiais didáticos para as escolas municipais de Ensino Fundamental. Na manhã desta segunda-feira (7), o governador Camilo Santana anunciou um plano de investimento na Educação e entregou kits de tecnologia e livros didáticos do Pacto pela Aprendizagem. O evento, realizado no Centro de Eventos do Ceará, também contou com a presença da vice-governadora Izolda
Cela, da secretária da Educação, Eliana Estrela; da presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), professora Ada Pimentel; de prefeitos e secretários municipais de Educação.

O plano anunciado vai garantir um investimento de R$ 1,37 bilhão no período de 2022 a 2026. Desse total, R$ 1,2 bilhão será destinado à universalização do Ensino Médio em Tempo Integral, sendo que R$ 685 milhões serão para construção e reconstrução de escolas estaduais. Essas iniciativas fazem parte do Programa Ceará Educa Mais, que envolve 25 ações para proporcionar a melhoria da aprendizagem na rede pública estadual de ensino.

Além disso, também serão investidos R$ 150 milhões na construção de 80 Centros de Educação Infantil. O investimento em espaços pedagógicos integra o programa Mais Infância Ceará, idealizado pelo Gabinete da Primeira-dama, Onélia Santana, e que foi pensado em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Brincar, Tempo de Crescer e Tempo de Aprender.

Pacto pela Aprendizagem

O evento também marcou o início da entrega dos equipamentos tecnológicos e livros didáticos, que serão distribuídos, por meio do Pacto pela Aprendizagem, às prefeituras dos 184 municípios para fortalecer o ensino nas 3.966 escolas de Ensino Fundamental. A iniciativa envolve um investimento de R$ 130 milhões.

Serão entregues 30.310 equipamentos, entre os quais estão notebooks, webcams, tripés, roteadores e impressoras. Também serão distribuídos os materiais “Fortalecendo Aprendizagens”, organizados em três volumes, com conteúdos de língua portuguesa e matemática para atender alunos e professores do 4º ao 9º ano. Os livros foram elaborados pelo Programa Cientista Chefe – Educação, com a colaboração da equipe da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios (Copem) da Secretaria da Educação.

Lançado em agosto de 2021, o Pacto pela Aprendizagem tem o objetivo de fortalecer o regime de colaboração entre o Estado e os municípios cearenses para promover a recomposição da aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental diante do contexto de pandemia. A ação articula iniciativas para implementar ciclos de recomposição das aprendizagens nas redes municipais e garante equipamentos para as escolas municipais, plataformas de aprendizagem e materiais de apoio a professores e alunos das redes e escolas.

A ação envolve 910.445 estudantes, 97.849 professores e 184 equipes técnicas das redes municipais de ensino. Iniciada no ano passado, terá continuidade até dezembro de 2022, com o objetivo de acompanhar todos os municípios cearenses na transição do ensino remoto para o presencial.

No total, o Governo do Ceará destinou R$ 130 milhões para o desenvolvimento das ações do Pacto. Desse total, R$ 50 milhões foram investidos em tecnologia, plataformas de aprendizagem e material de apoio à recomposição das
aprendizagens de estudantes das escolas municipais. Já R$ 80 milhões foram transferidos aos municípios para que utilizassem na reforma e aquisição de equipamentos para as escolas; na compra de veículos de transporte escolar; no reforço da conectividade com equipamentos tecnológicos; na implementação de tempo integral na rede municipal e no apoio às atividades extracurriculares para atuar na recuperação das aprendizagens dos alunos.

O Pacto pela Aprendizagem no Estado do Ceará foi concebido pelo Governo do Ceará por meio da Secretaria da Educação em parceria com o Programa Cientista Chefe.

Regime de Colaboração

Mesmo não sendo responsável direto pela oferta de matrícula da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, o Governo do Ceará instituiu uma política pública prioritária, denominada Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic). A iniciativa fortalece o regime de colaboração entre Estado e os 184 municípios, oferecendo formação continuada aos professores, apoio à gestão escolar, material estruturado e avaliação para garantir melhorias de aprendizagem nos municípios cearenses.

Fonte: Ascom Seduc