CEE capacita técnicos para avaliação das Escolas Profissionalizantes no Ceará

30 de agosto de 2021 - 16:42 # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2017 / 9.9910.3443
comunicacao@cee.ce.gov.br / fernando.brito@cee.ce.gov.br

“Nós podemos muito, nós podemos mais. Vamos lá, fazer o que será!”. A presidente do Conselho Estadual de Educação, professora Ada Pimentel, utilizou esse breve verso da música Nunca Pare de Sonhar, do saudoso cantor e compositor Gonzaguinha, para destacar a importância da formação de técnicos das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e da Superintendência das Escolas Estaduais de (Sefor). Os profissionais atuarão em uma ampla avaliação das condições de oferta dos cursos das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs).

A declaração da presidente do CEE foi feita durante a primeira etapa da formação, realizada nesta segunda-feira, 30/8, pela manhã, por meio de videoconferência, com a participação de diretores, conselheiros e assessores do CEE, dirigentes da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e da Sefor, além de cerca de 100 profissionais que atuação no processo de avaliação.

Com início previsto para setembro próximo, o trabalho avaliativo alcançará 123 EEEPs e 52 diferentes cursos técnicos e, também, contará com a colaboração de especialistas das várias áreas do conhecimento devidamente cadastrados no Banco de Avaliadores do Conselho.

Ainda em sua fala, a presidente do CEE enfatizou a parceria com a Seduc e Sefor, bem como os objetivos da avaliação, quais sejam, a regularização das escolas para fins de renovação dos atos de credenciamento e de renovação de reconhecimento dos cursos ofertados e o acompanhamento do trabalho educativo efetivado pelas EEEPs ao longo da última década.

A formação, de forma virtual, teve continuidade com breves explanações da conselheira do CEE, Guaraciara Barros Leal, coordenadora da capacitação; e do titular da Coordenadoria de Educação Profissional (COEDP) da Seduc, Rodolfo Sena da Penha.

Posteriormente, o conselheiro do CEE, professor Samuel Brasileiro, proferiu palestra sobre o processo de implantação das EEEPs no Ceará e a evolução desse modelo de aprendizagem ao longo de mais de uma década no Estado. Para ele, a implementação das EEEPs representou uma ação ousada e vitoriosa no âmbito do ensino médio no Ceará.

O primeiro dia de formação foi concluído com um momento de interação entre os presentes na videoconferência. A segunda e conclusiva etapa da formação está prevista para a manhã da terça-feira, 31/8, novamente de forma virtual.