FNE aprova realização da CONAE 2022

22 de julho de 2021 - 13:55 #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2017 / 9.9910.3443

O Fórum Nacional de Educação (FNE) aprovou a IV Conferência Nacional de Educação (CONAE 2022), que será realizada nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2022, desenvolvendo a temática “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”.

A pauta da CONAE 2022 versará sobre temas propostos pelo FNE, estruturados em eixos e sub-eixos, introduzindo-se em seu início as questões relativas à avaliação do PNE 2014-2024 e a avaliação da evolução das políticas públicas educacionais (de Estado e de Governo) no intervalo 2018 – 2022, quadriênio transcorrido entre a última CONAE e a próxima.

O evento visa canalizar as aspirações e expectativas da sociedade brasileira, construindo com os Poderes Executivo e Legislativo propostas para a definição e implementação de políticas públicas de Educação. Ao FNE caberá, no momento oportuno, a definição sobre o local e a forma de efetivação da CONAE 2022. A expectativa é de que se tenha as condições necessárias para a realização do evento de maneira presencial ou híbrida.

Para proporcionar resultados mais efetivos à CONAE 2022, o FNE também aprovou a realização de conferências municipais, intermunicipais, estaduais e distrital, com vistas ao estabelecimento de uma organicidade entre essas e a etapa nacional da CONAE 2022, respeitadas a diversidade e particularidade regionais.

Em virtude da pandemia e das dificuldades por ela interpostas, as etapas municipais e intermunicipais deverão ser realizadas de modo virtual. A definição do formato presencial, virtual ou híbrido das Conferências Estaduais e Distrital ficará a cargo dos Fóruns Estaduais de Educação, em articulação com os demais entes integrantes dos Sistemas Educativos Estaduais.

Contudo, o FNE definiu que as conferências municipais, intermunicipais, estaduais e distrital devem ser realizadas com a observância do seguinte calendário: Conferências Municipais de Educação – 1º de agosto a 31 de outubro de 2021; Conferências Estaduais e Distrital de Educação – 1º de março a 30 de abril de 2022.

A avaliação da direção do FNE é de que a CONAE 2022 possa viabilizar a escuta da voz de milhares de cidadãs e cidadãos brasileiros e representar um avanço no processo de fortalecimento da sua participação na definição de políticas públicas de Educação cada vez melhores e equitativas.