‘Duro golpe na educação pública’, diz governador do Ceará sobre cortes

7 de abril de 2021 - 17:14

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2017 / 9.9910.3443

Reportagem do Jornal Nacional revelou que programa do Ministério da Educação

sofreu redução durante a pandemia

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), usou as redes sociais para lamentar o corte financeiro que o programa Educação Conectada, do Ministério da Educação (MEC), sofreu no ano passado, quando a pandemia de Covid-19 impactou diretamente na necessidade de aulas remotas no ensino público.

“Mais um duro golpe na educação pública do país. Conforme divulgou ontem à noite o Jornal Nacional, com base em um relatório da Câmara dos Deputados, o programa Educação Conectada, do Ministério da Educação, teve a verba cortada em mais da metade no ano passado”, publicou o governador.

A reportagem do Jornal Nacional a qual Camilo se refere mostrou que um relatório da Câmara dos Deputados sobre os trabalhos do MEC apontou uma redução nos investimentos em 2020.

“Isso exatamente quando os alunos mais precisavam de apoio devido ao fechamento das escolas e a necessidade de aulas remotas. No Ceará, temos ampliado ano após ano os investimentos em educação. Distribuímos 347 mil chips com 20GB e estamos comprando 150 mil tablets”, destacou Camilo.

De acordo com o Jornal Nacional, o Programa Educação Conectada, que tem o objetivo de ampliar a conexão de internet nas escolas, teve menos da metade das verbas do ano anterior (2019), quando não havia pandemia.

Camilo complementou sobre as ações que adotou, durante a pandemia, reforçando que as medidas foram “para que nossos alunos tenham acesso às aulas online com eficiência, além de outras ações para garantir ensino de qualidade aos estudantes. Ainda estamos nomeando este ano 2.500 professores para reforçar a rede de ensino. “A educação em nosso estado é e sempre será prioridade!”, concluiu Camilo.

Fonte: G1 CE