Ouvidoria do CEE entre as mais atuantes do Ceará

16 de março de 2021 - 13:29 #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2017 / 9.9910.3443
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Mesmo diante das adversidades de um ano atípico e da necessidade de se adaptar à nova realidade, a Ouvidoria do CEE obteve posição de destaque no resultado da Avaliação de Desempenho das Ouvidorias Setoriais do Estado, relativo ao exercício de 2020, após revisão no lançamento das notas referentes aos itens “Prazo de Entrega e Estrutura e Publicação” no critério “Relatório da Ouvidoria Setorial”. O ranking foi divulgado, recentemente, pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE).

A Ouvidoria do CEE ocupou o sétimo lugar no ranking das ouvidorias setoriais do Tipo 2, com nota 7,41. Na mesma categoria, a ouvidoria mais bem colocada foi a da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), com 9,437, no somatório de todos os quesitos avaliados. Cada ouvidoria é dividida de acordo com o número de manifestações registradas por ano. Assim, as ouvidorias setoriais que recebem e consolidam até 80 manifestações no ano pertencem ao Tipo 1; as que ficam entre 81 e 300 manifestações, pertencem ao Tipo 2; as ouvidorias do Tipo 3 são aquelas que registram de 301 a 1000 manifestações/ano; e as de tipo 4, que registram acima de 1000 manifestações.

A ouvidora do CEE, professora Rita Nascimento, destaca a posição alcançada pela unidade no ranking. “O objetivo é sempre oferecer o melhor e mais ágil atendimento, promovendo o dialogo entre o CEE e o usuário dos nossos serviços”, diz.

A avaliação realizada pela CGE objetiva identificar e aferir as ações e resultados das ouvidorias do Poder Executivo Estadual, considerando as variáveis, metas e indicadores associados às atividades desenvolvidas pelas setoriais durante o ano todo.

A CGE realizou a avaliação de desempenho com as 62 ouvidorias do Poder Executivo Estadual, considerando as ações realizadas em longo do ano quanto ao objetivo, à descrição, aos procedimentos de avaliação e às seguintes variáveis: Resolubilidade das manifestações; Boas Práticas de Ouvidoria/Controle Social; Índice de Satisfação dos Usuários com a Ouvidoria; Relatório da Ouvidoria Setorial; Participação nas Reuniões da Rede de Fomento ao Controle Social; e Identificação Visual e Divulgação dos Contatos da Ouvidoria.

A CGE coordena o trabalho das ouvidorias setoriais que formam a Rede Estadual de Ouvidorias, que, por sua vez, cumpre papel fundamental na intermediação do processo de participação popular, possibilitando ao cidadão contribuir com a implementação das políticas públicas e a avaliação dos serviços prestados pelo Estado. Por meio da Coordenadoria de Ouvidoria, a CGE também age no monitoramento do prazo de entrega das respostas dos órgãos ao cidadão e na qualidade de conteúdo enviado ao solicitante.

Canais para atendimento

Registros de solicitações, sugestões, elogios, reclamações e denúncias podem ser efetivados na Ouvidoria da CEE por e-mail (ouvidoria@cee.ce.gov.br), por telefone (85 3272-3044) ou presencialmente. Neste período de pandemia, o atendimento está ocorrendo apenas via e-mail.

Prazo para resposta

Após registrar a manifestação na Ouvidoria, o cidadão recebe a resposta ou acesso à informação de imediato sempre que possível. Quando não for possível, a manifestação do cidadão deverá ser respondida em até 20 dias, podendo o prazo ser prorrogado por mais 10 dias, mediante justificativa.

O Resultado da Avaliação de Desempenho das Ouvidorias Setoriais pode ser acessado no site da CGE: www.cge.ce.gov.br

# Com informações da CGE