Em ano atípico, NAU supera 700 atendimentos

8 de janeiro de 2021 - 13:47 #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2017 / 9.9910.3443
comunicacao@cee.ce.gov.br / fernando.brito@cee.ce.gov.br

Durante o atípico ano de 2020, marcado pela pandemia do coronavírus e pela necessidade de trabalho em home office pelo período de 06 (seis) meses, o Núcleo de Atendimento ao Usuário (NAU) do Conselho Estadual de Educação (CCE) realizou um total de 784 atendimentos por e-mail, contato telefônico e presenciais entre janeiro e dezembro. Os usuários buscaram orientações sobre temas diversos relacionados ao Sistema Estadual de Educação.

Os principais questionamentos demandados ao Nau foram sobre equivalência de estudos, avanço progressivo, inadimplência, regularização de vida escolar, credenciamento e recredenciamento de escolas, autorização, reconhecimento e aprovação de cursos da educação infantil ao ensino superior, recuperação, reprovação, escolas extintas, escolas irregulares, expedição de certificados e diplomas, preenchimento de históricos escolares, aproveitamento de estudos e progressão parcial.

Outros temas mencionados pelos usuários: cobrança indevida de material escolar e de 1ª via de documentos, inclusão (alunos com deficiência, em classes comuns do ensino regular), como proceder com alunos que, durante a pandemia, não tiveram condições de estudar online; o encerramento do ano letivo de 2020 e como proceder em relação aos registros de escrituração escolar, a organização escolar, principalmente a desobrigação do cumprimento dos 200 dias letivos anuais, mas o cumprimento das 800 horas letivas no ensino fundamental e no ensino médio; Parecer CEE Nº 299/2020.

O NAU funciona na sede do CEE. Por conta da pandemia do coronavírus, o atendimento está sendo realizado de forma presencial mediante agendamento prévio ou pelos telefones (85) 3472.1209 / 3101.2035, no horário de 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira; e, ainda, através do e-mail: nau@cee.ce.gov.br. Todos os questionamentos são respondidos pelos servidores da unidade com base em resoluções, leis, decretos e/ou pareceres que norteiam o Sistema Estadual de Educação.

A presidente do CEE, professora Ada Pimentel, enfatiza o papel do Núcleo de Atendimento ao Usuário em prol da sociedade cearense. O objetivo da unidade é atender, orientar, indicar, apontar e resolver problemas diversos trazidos por professores, diretores, pais, alunos e a comunidade em geral relacionadas ao Sistema Estadual de Ensino e sua operacionalização.

Serviço:

* Núcleo de Atendimento ao Usuário (NAU) do CEE – Rua Napoleão Laureano, 500, Bairro de Fátima, Fortaleza-CE
* Atendimento presencial mediante agendamento, pelos telefones (85) 3472.1209 / 3101.2035 e/ou pelo e-mail: nau@cee.ce.gov.br
* Horário: segunda a sexta, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas