Desafios na educação em Fortaleza

30 de novembro de 2020 - 11:37 #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2017 / 9.9910.3443

O período de transição entre gestões municipais é sempre marcado por desafios. Mas, na passagem de 2020 para 2021, os novos prefeitos enfrentarão um cenário mais complexo, dado o aprofundamento das desigualdades, dos déficits orçamentários dos municípios e das novas demandas impostas pela crise da Covid-19, com impactos no funcionamento das escolas e na continuidade de estudo dos estudantes em todas as redes e sistemas de ensino.

As responsabilidades do novo prefeito de Fortaleza nos próximos quatro anos estarão centradas nas demandas da 5ª capital brasileira em população e da 4ª rede pública de educação básica nacional. Esses dois pré-requisitos já demandam muito trabalho, especialmente para a educação no que se refere a investimentos financeiros, acesso, sucessos nas aprendizagens e continuidade de políticas e projetos inovadores.

A rede municipal de ensino de Fortaleza está presente nos 121 bairros da Cidade, com uma taxa de 96,85% (dados de 2019) de atendimento no ensino fundamental. Mas, os desafios estratégicos da gestão municipal, além da meta permanente de resultados progressivos nos indicadores de rendimento das aprendizagens em todas as séries, estarão focados na ampliação do atendimento na educação infantil, educação especial e de jovens e adultos.

Há, também, um compromisso de continuidade dos avanços da atual gestão em realizar investimento na permanente melhoria da rede física escolar na perspectiva da igualdade no acesso para todos os estudantes. Outras ações também demandam prioridade no desenvolvimento de políticas, projetos e recursos financeiros, tais como: expansão de creches, de escolas de tempo integral, de quadras esportivas, de melhorias dos equipamentos de tecnologia para utilização nos processos de ensino e gestão de informações; formação continuada dos profissionais da educação e valorização da carreira do magistério municipal.

A complexidade dessa rede, com suas demandas e contextos sociais, exigirá além das parcerias com os governos Federal e Estadual, uma articulação intersetorial das secretarias e instituições do próprio município para que o direito de aprender das crianças, jovens e adultos da Cidade seja, efetivamente, garantido, com qualidade e equidade.

Professora Luzia Jesuíno
Conselheira do CEE