Seminário Gestão: Guia de Possibilidades permitirá melhor planejamento às escolas

2 de setembro de 2020 - 09:43 #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2017 / 9.9910.3443

A Secretaria da Educação (Seduc) lançou, na terça-feira (1º), o Guia de Possibilidades para as escolas, com o objetivo de fornecer subsídios para a execução das ações nas unidades de ensino da rede pública estadual, considerando o contexto de distanciamento social. O documento foi apresentado durante o primeiro dia do Seminário Gestão no Ensino, realizado online, em formato de webinar, como parte da programação da Conexão Seduc. O evento virtual contou com as participações da secretária Eliana Estrela; do secretário executivo do Ensino Médio e Profissional, Rogers Mendes; do secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Márcio Brito; da presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), professora Ada Pimentel; e da presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Ceará (Undime-CE), Luiza Aurélia Costa, que também é dirigente municipal de Educação em Crateús.

Eliana Estrela considera o Seminário um marco para a educação cearense. “Vivenciamos momentos difíceis, de incertezas, em que procuramos nos reinventar. Nesse processo, aprendemos muito. Continuaremos vendo as possibilidades para continuar avançando, não deixando que os alunos se desestimulem e se mantenham próximos à escola. É importante termos esse seminário para que, mais adiante, possamos olhar para trás e ver como conseguimos vencer a situação”, ressaltou a secretária.

Rogers Mendes aponta que o Guia consiste numa proposta de material complementar às diretrizes operacionais para a organização do trabalho escolar durante o segundo semestre de 2020, ampliando as perspectivas de gestão da aprendizagem.

“O Guia chama a atenção para novos arranjos no tempo e nas condições de trabalho do professor para atender às especificidades de cada estudante, de acordo com as condições de acesso destes ao ensino remoto. As orientações desafiam as escolas a não se basearem simplesmente no modelo de enturmação original, mas, a agrupar os estudantes por condições de acesso, a partir de cinco perfis de conectividade mapeados. Esse documento não diz respeito a um tipo específico de escola, mas, pode ser aplicado em unidades de Ensino Médio e Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e em qualquer modalidade pedagógica. Trata-se de um guia prático”, esclarece Rogers.

Renovação

Márcio Brito observa que a pauta interessa não só a educadores, mas também, à sociedade como um todo. “É essencial tratar sobre as questões e possibilidades do ensino remoto e híbrido. A família tem participado como nunca da educação de seus filhos, num período em que a escola está fisicamente distante, mas nem por isso, ausente. Essa renovação de métodos de trabalho é importantíssima. Nossos estudantes precisam de ações diferenciadas para que possamos chegar a uma igualdade de condições. Esse Guia de Possibilidades vem numa hora muito oportuna, e certamente irá contribuir muito, da Educação Infantil ao Ensino Médio”, pontua.

A presidente do CEE, Ada Pimentel, reforça que a continuidade das aulas envolve grande variedade de situações que precisam ser levadas em conta. “Não temos só uma saída para esse momento. Temos condições, possibilidades e inteligência de encontrar novos caminhos. Além do protocolo sanitário, consideramos que temos também um protocolo pedagógico, com suas várias peculiaridades, onde a flexibilização responsável se impõe. Precisamos usar várias estratégias metodológicas para atingir a todos os alunos nos diversos estágios em que se encontram. Sabemos que o acolhimento é muito importante. O documento lançado nos inspira a fazer reformas a partir de uma crítica fundamentada e proposições de novas soluções”, avalia.

Luiza Aurélia, presidente da Undime-CE, acredita que o Guia oferecerá aos municípios possibilidades de melhorar a oferta de ensino. “A educação brasileira já viveu muitos momentos difíceis, mas, nenhum de nós estava preparado para uma situação tão atípica, de pandemia e suspensão das aulas presenciais. Saímos da nossa zona de conforto, fomos todos para o patamar dos aprendizes. Estarmos no Ceará, onde temos um regime de colaboração forte, que é um diferencial nesse momento. No período de pandemia, a Seduc procurou criar um senso de urgência para a necessidade de construção de propostas, e assim, não ficamos à deriva. Esse guia veio num momento muito importante. A oferta de ensino remoto é necessária para minimizarmos os impactos que a pandemia pode vir a ocasionar nessa geração de crianças. No Guia, encontrei respostas para alguns questionamentos em relação à rede municipal de Crateús”, revela.

Debates

Nesta quarta-feira (2), às 9 horas, colóquios temáticos debaterão os cenários de organização do trabalho dos professores neste processo. As salas de encontro foram divididas por área, levando em conta as diferentes modalidades de oferta de ensino, representadas pelas escolas de educação profissional (EEEP); as escolas de tempo integral (EEMTI); as escolas regulares e militares; as escolas indígenas, quilombolas, agrícolas e do campo; os Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) e os Centros Cearenses de Idiomas (CCI).

Na sequência, ainda nesta, às 16 horas, será transmitida a webinar “Princípios da educação online e aprendizagem híbrida”, com a participação de Mariano Pimentel, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); Felipe Carvalho, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); e Raquel de Oliveira, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da startup britânica Gigalime. O evento será mediado pela coordenadora de Formação Docente e Educação a Distância da Seduc, Vagna Brito.

Acesse o Guia de Possibilidades para as escolas

Fonte: Matéria reproduzida pelo site da Seduc-CE