CEE vê forte impacto na formação de professores

12 de novembro de 2019 - 12:52 #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2017 / 9.9910.3443

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou novas diretrizes para a formação de professores que ampliam a duração dos cursos e estabelecem maior foco em atividades práticas. Parte dos cursos deverá ser conectada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que prevê o que os alunos da educação básica devem aprender.

O documento também estipula um conjunto de competências que se espera de um professor formado nos âmbitos dos conhecimentos, práticas e engajamento profissionais. A resolução aprovada pelo CNE segue para homologação do ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Dentre as novas diretrizes aprovadas consta que as graduações de licenciaturas e pedagogia deverão ter duração de quatro anos e não mais de três anos. Dessa maneira, as formações de professores precisarão ter, ao menos, 3.200 horas, divididas em quatro anos. Metade da carga horária será voltada para conteúdos específicos das áreas e componentes previsto na BNCC.

Além disso, o período equivalente a um ano (800 horas) será comum a todos os cursos de formação de professores, com conceitos educacionais e pedagógicos. As outras 800 horas terão foco na prática pedagógica.

Segundo o texto aprovado do CNE, o bloco prático será dividido em duas partes: metade será para um estágio em escolas e o restante direcionado a práticas nos componentes tanto da parte comum quanto do bloco relacionado aos conteúdos da BNCC. A carga horária prática presencial também deverá ser atendida por cursos de EAD (educação a distância). Atualmente, mais da metade das matrículas dessas graduações estão nessa modalidade.

Análise

A presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE), professora Ada Pimentel, avalia que, se homologada a decisão do CNE por parte do governo federal, esta causará grande impacto na formação dos professores. No Estado do Ceará, três universidades estão na área de abrangência do CEE. São elas: Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva) e Universidade Regional do Cariri (Urca). Com a aprovação das mudanças, o Conselho Estadual acompanhará a aplicação das deliberações em consonância com a legislação federal.