Seminário BNCC e a formação dos professores

30 de setembro de 2019 - 12:10 #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2017 / 9.9910.3443
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Em torno de 100 atores da Educação de todas as regiões do Estado estiveram reunidos, nesta segunda-feira, 30, num amplo debate sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a formação dos professores, com ênfase nas demandas educacionais do século XXI. O encontro foi realizado no Auditório Murilo Serpa, do Conselho de Educação do Estado do Ceará (CEE).

De acordo com a presidente do CEE, Ada Pimentel, o objetivo do seminário foi proporcionar uma ampla reflexão sobre a educação, em especial no Ceará, e os caminhos almejados pelos principais atores da área, a partir da institucionalização da BNCC.

A programação envolveu palestra da professora Guiomar de Melo, docente paulista com vasta experiência no estudo da educação como política pública, além de estudiosa da BNCC e seus desdobramentos. O seminário incluiu, ainda, apresentação de casos e experiências exitosas em Educação, debate e esclarecimentos de dúvidas.

Inicialmente, a professora Guiomar de Melo apresentou uma visão geral do mundo, com foco na evolução educacional que desaguou na reforma dos currículos escolares na agenda global. A especialista destacou as bases da BNCC, ou seja, igualdade e equidade e a coerência entre a prática e a teoria de cada curso.

A BNCC é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes.

O documento funciona como uma orientação aos objetivos de aprendizagem de cada etapa da formação escolar, sem ignorar as particularidades de cada escola no que diz respeito à metodologia e aos aspectos sociais e regionais.

Presidente do CEE e idealizadora do seminário, a professora Ada Pimentel enfatizou a participação efetiva de atores da Educação no evento, lembrando que a ideia foi contribuir com os docentes na construção dos currículos das escolas, com a utilização das estratégias que julguem mais adequadas ao projeto pedagógico no território onde atuam, desde que sintonizadas com a BNCC.