UVA outorga título de doutora honoris causa à professora Ada Pimentel

24 de outubro de 2025 - 09:05 # # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3125.8974 / 9.9910.3443
ascom@cee.ce.gov.br / fernando.brito@cee.ce.gov.br

A presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE), professora Ada Pimentel Gomes Fernandes Vieira, recebeu o Título de Doutora Honoris Causa, concedido pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em sessão solene presidida pela reitora da UVA, professora Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque.

A cerimônia contou com a presença da secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro; da deputada estadual Lia Gomes e Larissa Gaspar e vice-reitores da UVA, além de autoridades municipais, membros do Conselho Universitário, professores e alunos da UVA, conselheiras e conselheiros do CEE, colegas normalistas e familiares da homenageada.

A Resolução nº 07/2025, que concede o Título de Doutora Honoris à professora Ada Pimentel, foi deliberada, por unanimidade, pelo Conselho Superior da UVA no dia 1º de abril de 2025 e considera seu relevante contributo ao Estado do Ceará e, em particular no campo da educação, com destacada contribuição para o desenvolvimento e notoriedade para a educação em Sobral, terra natal da homenageada. O título é a honraria máxima concedida por uma instituição de ensino superior do Brasil. O doutorado honoris causa é uma distinção acadêmica concedida a indivíduos que se destacam em suas áreas de atuação, seja nas ciências, nas artes, na política ou em outras esferas de relevância social. O título é uma forma de reconhecimento por contribuições significativas que vão além do âmbito acadêmico tradicional. A honraria promove o reconhecimento público dos méritos dos agraciados e estimula a busca pela excelência em diferentes campos do conhecimento.

A apresentação da professora Ada Pimentel foi feita pelo professor Petrônio Timbó, docente da UVA e, ainda, conselheiro membro da Câmara de Educação Superior e Profissional (Cesp) do CEE. Petrônio Timbó foi o autor da proposta de concessão do título à professora Ada Pimentel. Posteriormente, discursaram a deputada Lia Gomes e a reitora Izabelle Mont’Alverne, enaltecendo o legado da professora Ada Pimentel para a educação com qualidade e equidade no Ceará. Ambas enfatizaram a contribuição acadêmica, intelectual e educacional da homenageada, destacando o papel de educadora de tamanha grandeza e impacto.

“Ao conceder a professora Ada Pimentel o título de Doutora Honoris Causa, estamos reconhecendo sua contribuição para a educação. Sua trajetória é uma inspiração para todos nós. A professora Ada é um símbolo de coragem, inovação e compromisso com a educação pública”, afirmou a reitora Izabelle Mont’Alverne.

Em seu discurso, Ada Pimentel destacou sua gratidão em receber a homenagem, em especial por ser concedida pela UVA, instituição que completou 57 anos da atuação no mesmo dia em que recebeu o título. “Hoje é um dos dias mais emocionantes da minha vida”, disse, aproveitando para ressaltar o papel da UVA como instituição pública de ensino superior em Sobral e todo o Vale do Acaraú.

Biografia

Nascida em Sobral (CE), Ada Pimentel Gomes Fernandes Vieira é graduada em História e Pedagogia, com pós-graduação em Administração da Educação e mestrado em Educação, tem como eixo condutor de toda a sua formação acadêmica e atuação profissional o magistério. Foi professora em Sobral e em Fortaleza nas escolas de Educação Básica das redes públicas e privadas de ensino e professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Assumiu os cargos de diretora de escola, delegada Regional de Educação, subsecretária de Educação do Estado e presidente da Fundação de Teleducação do Ceará (TVC), além de conselheira em vários mandatos no CEE.

Em todas essas funções, Ada Pimentel empunhou bandeiras de luta e acalenta o sonho da escola digna para todos. Mas, seu maior desafio profissional foi ser secretária de Educação de Sobral no período de 1997-2000. Ali, rompeu paradigmas, concebeu e implementou políticas que nortearam o ensino público do município, especialmente a de alfabetização. Essa foi a semente para uma educação pública que hoje é referência para o País. Ada Pimentel segue sua caminhada com entusiasmo, persistência, coragem e ousadia à frente do Conselho Estadual de Educação do Ceará, exercendo, atualmente, o seu segundo mandato à frente do órgão, tendo sido reconduzida ao cargo pelo governador Elmano de Freitas.