Uma Nova Era na Alfabetização: Lições do Ceará para o Brasil

6 de maio de 2025 - 11:33 # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2005 / 9.9910.3443
ascom@cee.ce.gov.br / fernando.brito@cee.ce.gov.br

A alfabetização na idade certa é fundamental para garantir o direito à educação e o desenvolvimento integral das crianças. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2023, busca assegurar que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental. Essa iniciativa foi inspirada na bem-sucedida política de alfabetização do estado do Ceará.

Desde 2007, com o lançamento do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), o Ceará se destacou por implementar uma política inovadora, baseada na cooperação entre estado e municípios, no monitoramento contínuo da aprendizagem e em incentivos por desempenho. Esse modelo resultou em avanços significativos nos índices de alfabetização infantil, conforme demonstrado por avaliações como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

A experiência cearense influenciou, diretamente, na formulação do Compromisso Nacional, que adota estratégias semelhantes, como o fortalecimento da formação docente, o acompanhamento pedagógico e a oferta de assistência técnica e financeira aos estados e municípios. A adoção dessas medidas em nível nacional busca reduzir desigualdades educacionais e garantir um ensino de qualidade para todas as crianças.

O Ceará provou que políticas públicas estruturadas e baseadas em evidências podem transformar a educação. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada representa um avanço essencial para consolidar esse modelo em todo o Brasil, promovendo melhores oportunidades de aprendizagem e um futuro mais promissor para as novas gerações.

Autora: Professora Luíza Aurélia Costa, conselheira do CEE e presidente da Câmara de Educação Básica (Ceb)