CEE e Iepro/Uece formatam parceria para capacitação de CME

11 de março de 2024 - 15:43 # # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2005 / 9.9910.3443
ascom@cee.ce.gov.br

O Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) contará com a expertise do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos (Iepro) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) para a efetivação do projeto de fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação (CME) no Ceará. A primeira reunião ampliada para tratar sobre a parceria foi realizada na última semana, na sede do CEE, com a presença dos presidentes das duas instituições, além de coordenadores de unidades e assessores técnicos do Conselho e diretores do Instituto.

A ideia é capacitar os conselheiros e técnicos dos CME para que possam desenvolver um trabalho com maior efetividade em seus respectivos municípios. Nesse tocante, o projeto elaborado pelo CEE contempla, na formação teórica e prática, as temáticas direcionadas para a preparação dos conselheiros e técnicos. Ao Iepro, competirá a organização e desenvolvimento das capacitações ao longo de 2024.

Durante o encontro, a presidente do CEE, professora Ada Pimentel, fez um breve relato sobre as funções dos CME, entre elas atuar na defesa dos direitos educacionais assegurados nas leis vigentes, sensibilizar os poderes públicos municipais quanto às responsabilidades no atendimento das demandas dos segmentos, em conformidade com as políticas públicas da educação; municipalizar a preocupação na resolução dos problemas educacionais, participar da formulação, implantação, supervisão e avaliação da política educacional e estabelecer um elo interlocutor entre a sociedade e o poder público. O perfil do colegiado deve atender à representatividade dos segmentos municipais.

Por sua vez, o presidente do Iepro, Horácio Frota, explicou a missão do Instituto como agente eficaz na promoção do desenvolvimento sustentável, na transferência de tecnologia, na indução de mudanças, no aumento da produtividade dos setores públicos e privados e na aproximação das culturas universitária, empresarial e governamental. O Iepro conta com corpo de profissionais organizados em rede que lhe permite a prestação de serviços na área de pesquisa, desenvolvimento de recursos humanos e consultoria.

Ao final, ficou acertada a realização de novas reuniões entre as partes envolvidas para a definição de detalhes do projeto, que também conta com o apoio da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme-CE).