CEE no XIV Educontas

27 de novembro de 2023 - 11:43 # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 9.9910.3443

A convite do Instituto Escola Superior de Contas de Gestão Pública Ministro Plácido Castelo, o Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) terá participação especial no XIV Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas (Educontas). O evento será realizado na terça-feira, 28/11, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), em Fortaleza. Na ocasião, a conselheira e presidente da Câmara de Educação Superior e Profissional (Cesp), professora Guaraciara Barros Leal, proferirá palestra sobre o tema “Credenciamento das escolas junto ao Ministério da Educação (MEC)”.

Entre os assuntos a serem abordados pela professora Guaraciara Barros Leal estão: as atribuições do Conselho nacional de Educação (CNE) e do CEE, os sistemas de ensino federal e estaduais, as normas que regem as escolas de governo, a situação legal do instituto Escola superior de Contas e Gestão Pública Pláscido Castelo, A EaD como modalidade de ensino, histórico da EaD no Brasil, polos educacionais e credenciamento de instituições junto ao MEC.

A palestra à cargo da conselheira do CEE está inserida na programação dos Encontros com o Futuro, atividade que unirá o XIV Educontas, o XIII Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil e o VIII JurisTCs, eventos que serão realizados simultaneamente e que compõem a programação do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), cujo tema é “Desafios da governança, das responsabilidades fiscal e social e da sustentabilidade na era digital”. O congresso se estenderá de 28/11 a 1º/12, no CEC.

O XIV Educontas faz parte da programação oficial dos 50 anos do Instituto Rui Barbosa (IRB) e terá como tema central “As Escolas de Contas no novo cenário da Inteligência Artificial”. O evento reunirá gestores e técnicos das unidades de ensino dos Tribunais de Contas Estaduais e Municipais de todo o país. O objetivo é compartilhar as experiências e boas práticas disponibilizadas aos servidores, jurisdicionados e sociedade civil. As atividades serão desenvolvidas por meio de palestras multidisciplinares e o envolvimento de técnicos dos Tribunais de Contas, além de atores externos. O Educontas é considerado o grande Encontro das Escolas de Contas.

As inscrições para os Encontros com o Futuro são gratuitas e já estão abertas. Os interessados em participar do Congresso dos Tribunais de Contas também podem realizar a inscrição, mediante o pagamento de taxa.