CEE e Seduc intensificam diálogo em prol da educação no Ceará

8 de agosto de 2023 - 20:57 # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 9.9910.3443

O diálogo franco e produtivo entre representantes de órgãos ligados pela mesma área de atuação produz avanços em procedimentos e normas a serem observados pelas partes, alinhamento de ações e o esclarecimento de dúvidas, entre outros benefícios. Foi assim a conversa mantida entre a presidência do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) e gestoras da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc).

O encontro foi realizado na tarde desta terça-feira, 8/8, na sede do CEE, durante visita institucional da secretaria Executiva do Ensino Médio e Profissional da Seduc, professora Jucineide Fernandes, que esteve acompanhada da orientadora da Célula de Desenvolvimento Curricular e do Ensino Técnico (Cedet/Seduc), Maria Alves de Melo.

As gestoras foram recebidas pela presidente do CEE, professora Ada Pimentel; pela vice-presidente e pela secretária Geral do órgão, professoras Lúcia Veras e Aurila Maia Freire, respectivamente; e, ainda, pela presidente da Câmara de Educação Superior e Profissional (Cesp) do CEE, professora Guaraciara Barros Leal. A assessora técnica e professora Sueli Menezes também participou da reunião.

Na produtiva conversa, foram abordados temas como as Escolas de Tempo Integral (ETI), Escolas de Ensino Profissional (EEP), projeto pedagógico das instituições de ensino, ensino médio, oferta e capacitação de professores e outros.

O currículo das ETI é composto pela formação geral básica e itinerários formativos, com disciplinas eletivas e projeto de vida. Nas escolas profissionais, o conteúdo do ensino médio é oferecido de forma integrada a cursos técnicos. Atualmente, o Ceará tem 472 unidades escolares de jornada ampliada, sendo 131 EEP e 341 ETI, contemplando mais de 140 mil estudantes em 165 municípios.

“São números significativos e o CEE se debruça sobre a regularização dessa modalidade educacional”, apontou a presidente do CEE. A gestora avalia o diálogo institucional como um importante mecanismo de interação e cooperação entre instituições para fins de resolução de questões diversas de interesse dos interlocutores.

A professora Jucineide Fernandes também enalteceu o encontro CEE e Seduc, demonstrando o desejo de estreitar os contatos entre as direções dos órgãos em prol da continuidade da qualificação da educação no Ceará.