Câmaras de Educação do CEE ganham novos gestores

8 de março de 2023 - 13:37 # # # #

As câmaras de Educação Básica (Ceb) e de Educação Superior e Profissional (Cesp) do Conselho Estadual de Educação (CEE) passaram a contar com novos presidente e vice-presidente, desde a manhã desta quarta-feira, 08/3/2023. As eleições foram realizadas nas respectivas instâncias deliberativas em suas reuniões ordinárias de hoje, que ocorreram por meio de videoconferências.

Na Ceb, foram eleitas, por aclamação, a conselheira Luzia Jesuíno para a presidência e a conselheira Lúcia Veras para a vice-presidência. Na Cesp, foram eleitos, também por aclamação, a conselheira Guaraciara Barros Leal para a  presidência e o conselheiro Petrônio Timbó para a vice-presidência. O mandato dos novos gestores das duas câmaras de Educação do CEE é de 01 (ano).

Anteriormente, a professora Luzia Jesuíno estava atuando como vice-presidente da Ceb. Ela assumiu a Câmara de Educação Básica com a promessa de discussão sempre democrática dos diversos temas a serem analisados na instância deliberativa. Na Cesp, a professora Guaraciara Barros Leal também atuou como vice-presidente no exercício findado nesta quarta e, agora, assumiu a presidência da instância. O foco é a agilização de processos e o desenvolvido de projetos.

A Ceb atua junto aos seguintes segmentos: Educação infantil (quando não houver Conselho Municipal de Educação), Ensino fundamental (1ª ao 9ª ano), Ensino médio (1ª ao 3ª ano), Educação de jovens e adultos (EJA), Educação profissional técnica de nível médio,   Educação a distância (ensino fundamental e médio), Educação especial, Educação indígena, Educação quilombola e Educação no campo, enquanto a Cesp atua junto a instituições de ensino profissionalizante, universidades públicas estaduais e escolas de governo.