Seminário de Planejamento CEE / 2023

2 de fevereiro de 2023 - 09:06 # # # # #

Especialistas no tema avaliam que o planejamento é um instrumento para raciocinar, agora, sobre os trabalhos e ações que serão necessários, hoje, para merecermos um futuro promissor em qualquer área. Mas, o produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho. Destacam, ainda, que é importante ter metas, mas também é fundamental planejar, cuidadosamente, cada passo para atingi-las. Com esse foco, a presidência do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) reuniu os conselheiros e membros do corpo técnico-administrativo do órgão para participação no Seminário de Planejamento CEE 2023. O evento foi realizado durante a manhã e tarde da quarta-feira, 1º/2, no Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza.

Inicialmente, a presidente do CEE, professora Ada Pimentel, saudou os conselheiros e demais participantes. A gestora destacou sua satisfação pela retomada dos encontros presenciais de todos os conselheiros após dois anos de reuniões virtuais por conta da pandemia da Covid-19. “É muito bom poder olhar nos olhos de todos e podermos nos abraçar após atravessarmos um período tão difícil”. Após breve espaço para a aprovação de processos tramitados no Conselho, o seminário foi, efetivamente, principiado com a fala da vice-presidente do CEE, professora Lúcia Veras, que fez um sintético resumo sobre os objetivos da programação idealizada.

Em momento seguinte, as conselheiras Guaraciara Barros Leal e Luzia Jesuíno assumiram a coordenação dos trabalhos. O grupo presente teve a oportunidade de avaliar uma série de demandas previamente apontadas por conselheiros e servidores como prioritárias para o CEE buscar efetivar ao longo de 2023. Além disso, os participantes puderam apresentar novas propostas para discussão e possível inserção no planejamento 2023. Para facilitar o entendimento, bem como o direcionamento de cada item, as demandas foram divididas entre propostas relacionadas à infraestrutura, articulação político-institucional e gestão e organização interna.

A etapa seguinte da formulação do planejamento será a organização dos dados por um Grupo de Trabalho (GT) composto por conselheiros e a Coordenadoria de Planejamento (Cepas) do CEE para a construção do documento final que balizará as ações do Conselho. A ideia é fortalecer sua missão de normatizar, deliberar, acompanhar e avaliar o Sistema Estadual de Ensino do Ceará para o desenvolvimento da educação com qualidade e equidade e, ainda, a visão e os valores do órgão, focados na qualidade dos serviços prestados aos usuários e à sociedade como um todo. “Estamos reconhecendo nossa situação atual e fazendo uma projeção de futuro, isto é, como desejamos que o órgão esteja ao final do exercício estabelecido. Essa visão de longo prazo envolve mudanças que ajudem na diferenciação do CEE em termos de organização e excelência”, pontuou a conselheira Luzia Jesuíno.

Ao final do seminário, a professora Ada Pimentel fez questão de agradecer a direção da UECE pela sessão de espaço para o CEE e pela acolhida aos conselheiros e membros do corpo técnico-administrativo do Conselho. A gestora concluiu os trabalhos ressaltando a importância do diálogo entre todos os que fazem o CEE para se encontrar novos caminhos para o órgão. Para o conjunto dos participantes, o seminário foi de grande valia para o Conselho na medida em que planejar não é estabelecer metas impossíveis, mas sim palpáveis para uma trajetória vitoriosa.