Professora Sofia Lerche Vieira será Conselheira Honorária do CEE

26 de abril de 2022 - 17:38 # # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 9.9910.3443

Em reunião plenária, os conselheiros do CEE aprovaram, por unanimidade, a concessão de título de Conselheira Honorária do órgão à professora doutora Sofia Lerche Vieira. A honraria constitui-se em justa homenagem à docente, que, recentemente, passou a figurar na lista Latin America Top 100 Education Scientists de 2022, ocupando a 74ª posição no ranking. No Ceará, é a única cientista da educação a integrar a seleta lista. Pelo Nordeste, aparecem ainda três outros cientistas, da Universidade Estadual de Feira de Santana, Instituto Federal do Piauí e Universidade Federal de Sergipe.

A proposta de concessão da honraria do CEE à professora doutora Sofia Lerche foi apresentada pela presidente do órgão, professora Ada Pimentel. Na plenária do Conselho, realizada no início da tarde desta terça-feira, 26/4/2022, por meio de videoconferência, a gestora destacou o importante papel da homenageada para a educação no Ceará. Segundo ela, a honraria é um reconhecimento a Sofia Lerche, que conquistou notoriedade mundial na produção científica no campo da Educação.

Conselheiros participantes da Plenária do CEE destacaram a iniciativa do órgão, lembrando que a professora Sofia Lerche vem oferecendo grande contribuição à educação no estado ao longo dos anos, inclusive tendo ocupado o cargo de secretária Estadual de Educação no governo Lúcio Alcântara.

Ranking

O portal da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped) informa que o ranking Top 100 Education Scientists é organizado a partir do “AD Scientific Index, que mostra os coeficientes de produtividade de cientistas e pesquisadores de todo o mundo com base nos perfis públicos no Google Scholar, tendo como base a produção total, atividade nos últimos cinco anos e número de citações”. Em primeiro lugar na lista está o Prof. Dermeval Saviani (Ufes).

Na lista dos World Top 100 Education Scientists in Brazil 2022, a professora Sofia Lerche também é a representante da Uece, ocupando a posição 48ª posição, o que significa estar classificada entre os 50 maiores cientistas da educação brasileira.

Em recente entrevista ao Jornal O Povo, de Fortaleza, Sofia Lerche disse de sua satisfação com a notoriedade alcançada. “Produzir conhecimento em um país como o Brasil, sobretudo nos últimos anos, é tarefa árdua e desafiante. O reconhecimento, nesse sentido, indica que, apesar das dificuldades, é empreitada possível. Sou grata à Uece, aos meus colegas e alunos, por me possibilitarem essa trajetória. Estou muito feliz”, disse.

Para Sofia Lerche, “a educação tem o poder de transformar vidas e reescrever trajetórias”. Considerada como peça importante na formação de pesquisadores com foco na pós-graduação em programas de Mestrado e Doutorado acadêmico da Uece, a professora compartilha seus desejos para o futuro desses estudantes. “Anseio que sejam profissionais comprometidos e capazes de contribuir para a melhoria da educação no País, de modo especial, no Ceará. E isso tem acontecido. A pós-graduação em educação tem oferecido grande contribuição à superação de problemas no Ceará. A universidade pública é o lugar por excelência desta transformação”, enfatizou.

Foto: O Povo