Presidente do CEE é sócia fundadora do IHGS

17 de dezembro de 2021 - 10:19 # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2017 / 9.9910.3443
comunicacao@cee.ce.gov.br / fernando.brito@cee.ce.gov.br

Em solenidade que contou com a presença de notáveis do município de Sobral, ligados às áreas de cultura, educação, história e geografia, foi fundado o Instituto Histórico e Geográfico de Sobral (IHGS). O evento foi realizado na manhã da quinta-feira, 16/12, no Auditório Padre Ibiapina da Igreja do Cristo Ressuscitado, em Sobral. A presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), professora sobralense Ada Pimentel, esteve presente ao acontecimento, integrando o seleto grupo de sócio fundadores da entidade.

O IHGS foi idealizado pelo professor e escritor José Luís Araújo Lira, que coordenou o evento e tornou-se o primeiro presidente da entidade. A solenidade de fundação ocorreu na véspera do aniversário de 90 anos do sobralense Monsenhor Francisco Sadoc de Araújo, membro da Academia Cearense de Letras (ACL) e sócio efetivo do Instituto do Ceará, que será o patrono do IHGS, ainda que com vida, como forma de reconhecimento à sua importância no campo da religião, educação, história e letras na região de Sobral.

Na abertura da solenidade, José Lira fez uma saudação especial dos sócios-fundadores do IHGS. São professores, escritores, jornalistas, sacerdotes, bispos e personalidades sobralenses. Os sócios serão fundadores (futuramente efetivos), colaboradores, correspondentes e honorários. O professor enfatizou a colaboração das professoras Giovana Saboya Mont’Alverne e Somália Viana na definição dos patronos e outras temas relacionados à criação do IHGS. A entidade ficará sediada, provisoriamente, no Museu Diocesano Dom José e adotará o modelo francês de 40 cadeiras, com patronos ligados à história do Ceará e, em especial, à de Sobral. A ideia é que o IHGS atue, firmemente, em defesa dos interesses culturais, geográficos e históricos de Sobral e sua região metropolitana.

Posteriormente, foi eleita a primeira diretoria do IHGS, com José Lira assumindo o posto de primeiro presidente. O evento teve continuidade com depoimentos dos sócio fundadores. A primeira a falar foi a professora Ada Pimentel. A presidente do CEE agradeceu pela honrosa homenagem, fazendo um breve relato sobre sua trajetória na área da educação. Ela abordou o atual momento do CEE e destacou o papel do órgão como guardião da aprendizagem no Sistema Estadual de Educação do Ceará. Após os demais discursos, os presentes realizaram rápida visita ao Monsenhor Sadoc. Por conta da saúde debilitada, o religioso pôde ser visto apenas da varanda dos seus aposentos em espaço ao lado da Igreja do Cristo Ressuscitado.

Na avaliação dos sócio fundadores, o IHGS será de grande importância para Sobral, um município conhecido pela afeição do seu povo à cultura e à educação, contando com diversos equipamentos de destaque, como a Casa do Capitão-Mor José de Xerez Furna Uchoa, o Theatro São João (1880), a Academia Sobralense de Estudos e Letras (1922), a Academia Sobralense de Letras Jurídicas (2015), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), um campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), o Museu Diocesano Dom José de Sobral (1951) e o Museu do Eclipse (1999). Foi em Sobral que ocorreu a comprovação da Teoria da Relatividade do físico Albert Einstein, após um grupo de cientistas ter acompanhado o eclipse solar de 29 de maio de 1919. O sítio urbano de Sobral foi tombado como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1999.