Com mais 80 CEIs, Governo do Ceará vai universalizar atendimento

5 de novembro de 2021 - 08:47 # # # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2017 / 9.9910.3443

Serão seis novas unidades em Fortaleza e mais 74 em cidades do interior que ainda não possuíam um equipamento desse tipo

O Governo do Ceará anunciou, nesta quinta-feira (4), novos 80 Centros de Educação Infantil (CEIs). As unidades serão construídas em 75 municípios, sendo seis na Capital e o restante em cidades do interior. Com essa ampliação, o Estado universaliza o atendimento ofertado à educação infantil, chegando a 254 CEIs até o fim de 2022. O governador Camilo Santana participou do evento ao lado da vice-governadora Izolda Cela, da primeira-dama Onélia Santana e da secretária da Educação, Eliana Estrela.

Com essa ampliação, o Ceará vai finalizar 2022 com um Centro em cada uma das suas 184 cidades. “Identificamos que 74 municípios ainda não tinham recebido (um CEI). Com os de hoje, a nossa meta é que até o fim do ano que vem todos os municípios possam contar com, pelo menos, um Centro de Educação Infantil. Isso significa cerca de 50 mil vagas para a educação infantil no Ceará. Acreditamos que é através da educação que vamos construir um Ceará melhor e um país melhor de se viver”, destacou o governador.

Cada novo CEI vai proporcionar uma estrutura adequada para o aprendizado e desenvolvimento de até 208 crianças, de zero a cinco anos de idade. O projeto é igual para todos e conta com quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. As unidades são uma parceria entre o Estado e os municípios. Em funcionamento, a gestão fica a cargo das respectivas prefeituras.

Alguns municípios ainda não possuíam Centros de Educação Infantil construídos pelo Estado e, em determinados casos, funcionavam em casa alugadas. “Muitas vezes o ambiente não é o adequado para o bom desenvolvimento infantil, porque eles precisam de espaços lúdicos, de lazer, para planejamento pedagógico, e os Centros de Educação Infantil contemplam tudo isso. São oportunidades para nossas crianças crescerem e se desenvolverem”, pontuou Onélia Santana. Na visão dela, garantir esses espaços é dar “oportunidade, qualidade de educação e equidade. Sonhamos que essas crianças possam avançar e serem bem sucedidas com seu potencial socioemocional bem desenvolvido”, reforçou a idealizadora do Programa Mais Infância.

“A gente precisa compreender que é preciso olhar desde o inicio, garantindo a creche, transferência de renda, espaço para brincar, e chegando no Ensino Fundamental e Médio, que já estamos com 50% da rede em tempo integral, estimulando os jovens a irem para o Ensino Superior. Estamos olhando todo o ciclo para que a gente possa garantir oportunidades para nossas crianças e jovens”, complementou Camilo Santana.

Universalização

Além dos 80 CEIs anunciados nesta manhã, o Governo do Ceará já entregou outras 67 unidades, mais 75 estão sendo construídos e 32 em processo de licitação ou contratação, totalizando 254. “Firmar esse programa como ação de Estado, que é o que vem sendo feito no Ceará, tem que ter coração, mas é uma resposta racional ao olhar para o presente e também se comprometer com o que tem grande impacto no futuro”, enfatizou a vice-governadora Izolda Cela ao falar do compromisso de universalizar o acesso à educação na primeira infância.

Eliana Estrela destacou a multessetorialidade empregada na execução de um pacote de novos equipamentos. “É uma política de estado que passa por todas as secretarias e tem um regime de colaboração com os municípios. Essa é uma política forte de quem prioriza a educação e olha para cada município. A gente precisa avançar cada vez mais, com as crianças nas escolas e aprendendo na idade certa”, afirmou a titular da Secretaria da Educação do Ceará.

O investimento em espaços pedagógicos integra o programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama, e que foi pensado em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Brincar, Tempo de Crescer e Tempo de Aprender.

Luiza Aurélia, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) no Ceará e secretária de Educação em Crateús, elogiou a iniciativa do Governo do Ceará de levar estruturas adequadas a todos municípios. “O Ceará não nos surpreende mais, ele empreende. Educação se faz com o olhar, e o olhar é preciso uma escola bonita, um Centro de Educação Infantil que encante. Primeiro a gente ensina com os olhas e o coração, depois com os livros, e é isso que o Ceará está fazendo e nos orgulhando”, reconheceu a gestora.

Fonte: Fhilipe Augusto – Comunicação Institucional – Texto # Ariel Gomes – Fotos