CEE inicia ampla avaliação das Escolas Profissionalizantes no Ceará

27 de agosto de 2021 - 16:48 #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2017 / 9.9910.3443
comunicacao@cee.ce.gov.br / fernando.brito@cee.ce.gov.br

O Conselho Estadual de Educação (CEE), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), realizará, a partir de setembro próximo, ampla avaliação das condições de oferta dos cursos das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs).

A avaliação tem como principais objetivos a regularização das escolas para fins de renovação dos atos de credenciamento e de renovação de reconhecimento dos cursos ofertados e o acompanhamento do trabalho educativo efetivado pelas EEEPs ao longo da última década.

Ao todo, serão avaliadas 123 EEEPs e 52 diferentes cursos técnicos. O levantamento será realizado por especialistas das várias áreas do conhecimento devidamente cadastrados no Banco de Avaliadores do CEE e, também, por técnicos das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e da Superintendência das Escolas Estaduais de (Sefor).

A presidente do CEE, professora Ada Pimentel, destaca a parceria celebrada com a Seduc para a realização da avaliação. Segundo a gestora, a ação avaliativa é de extrema relevância e prioritária, visto que dela dependerá a renovação do parecer de credenciamento das EEEPs e do parecer de reconhecimento de curso junto ao Conselho, cuja validade, na maioria das escolas, é 31/12/2021. “Contudo, o mais importante é a avaliação do cenário nas EEEPs, que revolucionaram a educação no Ceará”, diz.

Os cursos técnicos profissionais em desenvolvimento nas EEEPs constituem-se política pública de educação integral, aliada ao ensino médio, proporcionando ao estudante a oportunidade de cursar, conjuntamente, o ensino médio e o técnico profissional. São 52 cursos distribuídos de acordo com a vocação de cada região do Estado. Um diferencial no Ceará é que, no último semestre, o aluno recebe bolsa paga pelo Estado para fazer estágio em uma empresa ou instituição, um estímulo para o aluno poder ter a experiência de trabalhar na área que escolheu.

Para participarem da avaliação, técnicos das Crede e Sefor participarão de momento formativo por videoconferência nos próximos dias 30 e 31 deste mês.