Ceará tem a melhor alfabetização do Brasil

5 de novembro de 2020 - 09:25

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2017 / 9.9910.3443
comunicacao@cee.ce.gov.br / fernando.brito@cee.ce.gov.br

Os estudantes cearenses apresentaram melhor habilidade em língua portuguesa e matemática quando comparados aos alunos das demais unidades da federação

O Ceará alcançou o melhor resultado do Brasil em alfabetização, de acordo com os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019, divulgados, nesta quarta-feira (4), pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na ocasião, foram apresentados os resultados do 2º ano do ensino fundamental em língua portuguesa e matemática.

Segundo o levantamento, os estudantes cearenses apresentaram as melhores habilidades em língua portuguesa e matemática quando comparados aos alunos das demais unidades da federação. Em língua portuguesa, a proficiência média foi 765,50. Já em matemática foi 769,32.

Para o governador Camilo Santana, o resultado do Saeb consolida os resultados educacionais do Ceará. “A cada ano temos melhorado os resultados em educação, sendo o Ceará um estado referência para o Brasil e para instituições internacionais que avaliam as políticas públicas na área. Isso significa que as nossas crianças e jovens terão um futuro melhor. Tenho absoluta convicção de que investir em educação é o melhor caminho para termos um estado mais justo e desenvolvido”.

Em setembro, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 também revelaram que o Ceará apresenta a melhor evolução nos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano). A rede pública alcançou a nota 6,3 no ano passado, superando em 1,5 ponto a meta estabelecida pelo MEC.

Spaece

Em 2019, o Ceará obteve o melhor desempenho histórico na alfabetização, segundo o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece). Pela primeira vez, todos os 184 municípios cearenses atingiram o nível desejável de alfabetização das crianças ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2007, apenas 14 municípios estavam neste padrão.

Os números mostram que 92,7% das crianças encontram-se alfabetizadas ao término da alfabetização. Em 2007, esse percentual era de apenas 39,9%.

É possível identificar também uma redução gradativa nos padrões não alfabetizados. Em 2007, esse percentual era de 47,4% e, em 2019, caiu para 2,6%. A mudança revela uma consolidação do processo de alfabetização das crianças no Ceará.

Mais Paic

Desde 2015, o Governo do Ceará desenvolve o Mais Paic – Programa Aprendizagem na Idade Certa. Essa medida tem como finalidade ampliar o trabalho de cooperação já existente com os 184 municípios, que além da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, passou a atender também do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental nas escolas públicas cearenses. As estratégias para alcançar a melhoria nestes níveis de ensino incluem o acompanhamento das escolas, a formação de professores e a utilização de material didático.

Fonte: Seduc ceará