CEE elabora plano para finalizar ano letivo

20 de outubro de 2020 - 08:28 #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3101.2017 / 9.9910.3443
comunicacao@cee.ce.gov.br / fernando.brito@cee.ce.gov.br

O Conselho Estadual de Educação (CEE) tem trabalhado em plano para a regularização do fluxo escolar nas séries subsequentes, a partir das diferentes realidades de ensino ao longo de 2020 após a pandemia da Covid-19. O órgão busca formas alternativas para finalizar o ano letivo de 2020 sem comprometer a continuidade em 2021.

“Estamos analisando como concluir este ano letivo para quem teve só ensino remoto após o início da pandemia, quem teve parcialmente presencial, como de algumas escolas particulares, e para quem não teve aula remota nem presencial. Alguns localidades no interior, locais sem sinal”, explica Luzia Jesuíno, integrante da Câmara de Educação Básica e da comissão que está elaborando regulamentação de retorno do ano letivo presencial do CEE.

Ela frisou que as unidades só podem retornar ao ensino presencial quando tiverem condições de cumprir o que está regulamentado pelo protocolo sanitário. “Olhando para os protocolos, as tentativas das escolas da rede particular são legítimas. Mesmo assim, a tentativa está se confrontando em alguns casos. Teve um recuo em algumas escolas. Em algumas lugares, professores estavam assintomáticos”, diz.

Luzia explica que será feito um diagnóstico da situação e avaliação dos alunos a fim de que seja produzido um projeto com as escolas. Para que, assim, os alunos possam recuperar os conteúdos paralelamente. “Ninguém vai ser reprovado”, garantiu. “A gente tem que repensar algumas estratégias. Temos que repensar a equidade no ensino. Se tivesse todo mundo igual, isso continuaria. Há que se investir muito mais em tecnologia”, projeta.

Fonte: O Povo – Repórter – Ana Rute Ramires