Ouvidoria Setorial CEE
Fones: (85) 3125.8992 / 9.8238.7671
Atendimento presencial
Rua Napoleão Laureano, 500, Bairro de Fátima, Fortaleza-CE,
de segunda a sexta-feira, de 8 às 12 horas – 13 às 17 horas
E-mail: ouvidoria@cee.ce.gov.br
Central de Atendimento (Ouvidoria estadual) – 155, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Atendimento Especial (preferencialmente, idoso ou deficiente) – 0800.275 0022, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Acesse a Plataforma Ceará Transparente (www.cearatransparente.ce.gov.br) para cadastrar ou consultar sua manifestação.
O que é a Ouvidoria?
Condutora de opiniões, reclamações e denúncias, a Ouvidoria atua na mediação de conflitos entre o cidadão e a instituição, fundamentando sua atividade nos princípios da ética, eficiência, sigilo, boa-fé, isenção, contraditório e transparência nas relações entre o Estado e a sociedade.
– O elo entre o cidadão e o Estado.
– O direito de manifestação sobre os serviços que o Estado presta.
– A necessidade de saber o que o cidadão pensa sobre a atuação do Estado.
– Um canal de comunicação à disposição do cidadão (internos e externos).
Uma reclamação é a oportunidade que o estado oferece ao cidadão para que haja melhorias dos serviços públicos.
Para que serve a Ouvidoria?
– Assegurar ao cidadão – usuário, o exame de suas reivindicações.
– Buscar a melhoria da qualidade no serviço público prestado pelo Estado.
– Fortalecer a cidadania ao permitir a participação do cidadão.
– Garantir o direito à informação, orientando o cidadão sobre como obtê-la.
A Ouvidoria valoriza a importância da sua opinião. Sua missão é sugerir medidas de aprimoramento e buscar soluções para os problemas apontados pelo cidadão.
Quem é o Ouvidor (a)?
– É um servidor público que está atento às reivindicações do cidadão.
– Servidor sempre pronto para ouvir, procurando estabelecer uma parceria em prol da qualidade, eficiência e austeridade administrativa.
– Possuidor de trânsito e respeitabilidade junto às áreas que compõem o Estado.
A responsabilidade social do ouvidor é baseada em atitudes e princípios éticos.
Como age?
– Defende direitos e interesses do cidadão.
– Recebe, avalia e encaminha as manifestações do cidadão, sempre na busca de soluções.
– Garante o direito de resposta acompanhando os pleitos até a solução final.
– Responde no menor prazo possível, de forma aberta, honesta, objetiva e precisa, com transparência, integridade e respeito.
– Procura desburocratizar rotinas.
– Dá andamento às demandas do cidadão, observando, rigorosamente, as determinações legais relativas ao sigilo, em especial de seus dados pessoais.
Como está estruturada?
Ouvidor (a) responsável no CEE: Ouvidora: Professora Maria Cláudia Leite Coêlho
Ouvidora substituta: Professora Luzia Helena Veras Timbó
A Ouvidoria no Estado do Ceará é composta por uma rede de ouvidores distribuídos pelas secretarias e órgãos do Estado, coordenados pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE).