Ouvidoria Setorial CEE

Fones: (85) 3125.8992 / 9.8238.7671

Atendimento presencial

Rua Napoleão Laureano, 500, Bairro de Fátima, Fortaleza-CE,

de segunda a sexta-feira, de 8 às 12 horas – 13 às 17 horas

E-mail: ouvidoria@cee.ce.gov.br

 

Central de Atendimento (Ouvidoria estadual) – 155, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

 Atendimento Especial (preferencialmente, idoso ou deficiente) – 0800.275 0022, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Acesse a Plataforma Ceará Transparente (www.cearatransparente.ce.gov.br) para cadastrar ou consultar sua manifestação.

 

O que é a Ouvidoria?

 

Condutora de opiniões, reclamações e denúncias, a Ouvidoria atua na mediação de conflitos entre o cidadão e a instituição, fundamentando sua atividade nos princípios da ética, eficiência, sigilo, boa-fé, isenção, contraditório e transparência nas relações entre o Estado e a sociedade.

– O elo entre o cidadão e o Estado.

– O direito de manifestação sobre os serviços que o Estado presta.

– A necessidade de saber o que o cidadão pensa sobre a atuação do Estado.

– Um canal de comunicação à disposição do cidadão (internos e externos).

 

Uma reclamação é a oportunidade que o estado oferece ao cidadão para que haja melhorias dos serviços públicos.

 

Para que serve a Ouvidoria?

 

– Assegurar ao cidadão – usuário, o exame de suas reivindicações.

– Buscar a melhoria da qualidade no serviço público prestado pelo Estado.

– Fortalecer a cidadania ao permitir a participação do cidadão.

– Garantir o direito à informação, orientando o cidadão sobre como obtê-la.

 

A Ouvidoria valoriza a importância da sua opinião. Sua missão é sugerir medidas de aprimoramento e buscar soluções para os problemas apontados pelo cidadão.

 

Quem é o Ouvidor (a)?

 

– É um servidor público que está atento às reivindicações do cidadão.

– Servidor sempre pronto para ouvir, procurando estabelecer uma parceria em prol da qualidade, eficiência e austeridade administrativa.

– Possuidor de trânsito e respeitabilidade junto às áreas que compõem o Estado.

 

A responsabilidade social do ouvidor é baseada em atitudes e princípios éticos.

 

Como age?

 

– Defende direitos e interesses do cidadão.

– Recebe, avalia e encaminha as manifestações do cidadão, sempre na busca de soluções.

– Garante o direito de resposta acompanhando os pleitos até a solução final.

– Responde no menor prazo possível, de forma aberta, honesta, objetiva e precisa, com transparência, integridade e respeito.

– Procura desburocratizar rotinas.

– Dá andamento às demandas do cidadão, observando, rigorosamente, as determinações legais relativas ao sigilo, em especial de seus dados pessoais.

 

Como está estruturada?

 

Ouvidor (a) responsável no CEE: Ouvidora: Professora Maria Cláudia Leite Coêlho

Ouvidora substituta: Professora Luzia Helena Veras Timbó

 

A Ouvidoria no Estado do Ceará é composta por uma rede de ouvidores distribuídos pelas secretarias e órgãos do Estado, coordenados pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE).