Inglês sem Fronteiras

11 de maio de 2016 - 13:54

Alunos e servidores de universidades federais do país têm mais uma chance para aprender inglês gratuitamente. O programa Idiomas sem Fronteira (IsF) oferece 6.450 mil vagas em cursos presenciais. As inscrições vão até segunda-feira, 16, ao meio-dia. O resultado será divulgado no dia 18, no mesmo horário. As aulas começarão no dia 27.

Segundo a presidente do IsF, Denise Martins de Abreu Lima, o programa internacionaliza o conhecimento e dá condições para que a comunidade acadêmica tenha acesso a esse conhecimento dentro da própria instituição. “Muitos acham que o programa é só para aqueles alunos do programa Ciências sem Fronteiras, mas a perspectiva da internacionalização é muito mais ampla”, destaca. “É muito importante que a comunidade se aproprie do programa e use seus benefícios.”

Denise destaca que os cursos são preparados com visão e perspectiva para a proficiência linguística e contam com profissionais formados e orientados para isso.

Para fazer a inscrição, é necessário ter realizado o exame Toefl–ITP [test of english as a foreign language – integral transformative practice], reconhecido internacionalmente na avaliação do nível de proficiência em língua inglesa, com o resultado publicado on-line.

O teste indica em qual nível de curso o aluno deve se matricular. “Mesmo não tendo muito conhecimento da língua, é importante fazer o teste”, diz Denise. “O importante é fazer o teste e ingressar no programa.”

Outra oportunidade para aprender inglês gratuitamente está disponível na página do curso My English On-line na internet. Nela são oferecidos cinco níveis de cursos autoinstrucionais. O último deles é preparatório para exames de proficiência.

De acordo com Denise, os alunos de graduação, mestrado e doutorado stricto sensu das universidades federais, além de servidores técnico-administrativos e professores, podem fazer o Toefl-ITP, o curso on-line e o curso presencial, simultaneamente. Um não é requisito para o outro.

Fonte: Portal do MEC