Olimpíada internacional premia escolas públicas de 10 estados

17 de junho de 2015 - 16:43

Escolas públicas de dez estados brasileiros foram premiadas na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras de 2015, organizada no Brasil pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC). Na quinta edição, participaram da competição 24.328 mil estudantes de escolas públicas e privadas ao redor do mundo.

Diferente de muitas competições do tipo, na Matemática sem Fronteiras a disputa é interclasses, para alunos do quarto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. Nesta edição, o Brasil foi representado por 1.654 classes de 460 escolas, localizadas em 23 estados e no Distrito Federal. O Brasil recebeu 61 medalhas de ouro, 134 de prata, 220 de bronze e 97 classes receberam menção honrosa. Uma mesma escola teve várias classes vencedoras.

Escolas públicas de 10 estados ganharam prêmios. Entre os destaques, com medalhas de ouro, a Escola Estadual Maria Eudes Bezerra Veraz, de Novo Horizonte, no Ceará; o Colégio Naval, de Angra dos Reis, no Rio; o Colégio Técnico de Campinas (SP); e o Colégio da Policia Militar de Goiás, em Itumbiara.

O estado do Piauí, que vem tendo bons resultados em competições de matemática com o trabalho feito pela Escola Estadual E. M. Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, também conseguiu bons resultados com a Unidade Escolar Paulo Ferraz, em Capitão Campos, que nesta edição foi premiado com medalhas de ouro no oitavo ano do fundamental e prata no nono ano e nas três séries do ensino médio.

Também foram agraciadas com medalhas de ouro a Escola Municipal E.F. Ana Bergamin Uliana, em Ulianópolis, no Pará; o CE Marcelino Machado, em Fortaleza dos Nogueiras, no Maranhão; e a ETEC Martin Luther King, em São Paulo.

Internacional – Criada em 1990 pela Academia de Estrasburgo, na França, com o objetivo de estimular o interesse dos estudantes para a disciplina, a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras é a maior competição educacional interclasses do mundo, com participação de mais de 200 mil estudantes em 29 países e 10 idiomas.

No Brasil, a Rede POC, programa mantido pelo Instituto de Olimpíadas do Conhecimento, tem apoio do Consulado Geral da França em São Paulo, do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e da Universidade Metodista de São Paulo.

 

Fonte: Portal do MEC