Alunos e professores terão curso de Direitos Humanos e Geração da Paz

20 de fevereiro de 2013 - 17:37

Direitos Humanos e Geração da Paz” é o nome do curso destinado a alunos e professores de mais de 600 Escolas Estaduais de Ensino Médio, cujo primeiro fascículo circulou ontem, dia 18, como encarte do Jornal O Povo, além de orientações gerais sobre o curso. A iniciativa é fruto de uma parceria entre Secretaria da Educação (Seduc), Fundação Demócrito Rocha, Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade Aberta do Nordeste. Serão distribuídos pela Seduc 110.000 exemplares de cada um dos 12 fascículos que compõem o curso.

Para garantir o acesso ao material didático, a Seduc encaminhará os fascículos às escolas, via Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede). O curso completo possui 120 horas de duração e é composto por 12 temas. Também estão previstos recursos audiovisuais – 12 videoaulas de 48 minutos, uma para cada tema, veiculadas pela TV O POVO (48 – canal aberto, 23 – Net, 11 – TV Show) aos domingos, a partir das 15 horas. Na semana seguinte às videoaulas, divididas em blocos, estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso, para acesso e download pelos alunos e professores.

Entre os objetivos do curso, estão adotar uma cultura de Direitos Humanos e Geração da Paz, como condição para o desenvolvimento das aptidões necessárias para vivenciar os Direitos Humanos no cotidiano das pessoas/escolas/comunidades e sensibilizar sobre a convivência e o exercício da cidadania.

Especialmente neste curso, encontra-se disponível no site o Portal dos Direitos Humanos e Geração da Paz no qual as escolas poderão cadastrar projetos desenvolvidos sobre os temas. O Portal ficará ativo durante a realização do curso, funcionando como um ambiente de socialização de experiências e aprendizagem coletiva.

Além dos fascículos, as escolas receberão 25.000 exemplares do Manual do Professor, com sugestões de atividades e textos de aprofundamento teórico sobre os temas, caso tenham interesse em desenvolvê-los na escola. Este material também estará disponível no AVA.

Mais informações:

www.fdr.com.br/direitoshumanosgeracaodapaz

 

FONTE: SEDUC
Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br