Seduc e Sejus ministram formação para profissionais das Unidades Prisionais

17 de setembro de 2012 - 16:48

Começa  nesta segunda-feira, dia 17, e segue até o próximo dia 21, a Formação continuada para as equipes vinculadas à educação em prisões. O objetivo é qualificá-las para alcançar melhores resultados nos processos de escolarização desenvolvidos nestes espaços. A formação atenderá, nesta etapa, todos os professores que atuam nas unidades prisionais. A iniciativa é resultado de uma parceria entre as Secretarias da Educação e da Justiça e Cidadania, com o apoio do Ministério da Educação. O evento acontece no Lagoinha Praia Hotel, no município de Paraipaba.

 

Nesse momento, foram priorizados os professores que trabalham nas Unidades Prisionais do Interior do Estado, exceto a Região Metropolitana de Fortaleza, coordenadores escolares que ofertam matrícula para esses educandos e técnicos responsáveis por essa área nas Coordenadorias Regionais  de Desenvolvimento da Escola (Crede). Por considerar que todos os profissionais que trabalham nas unidades prisionais  são educadores, a formação também será estendida aos dirigentes, técnicos e agentes penitenciários.

 

No primeiro dia, será apresentado um diagnóstico da oferta de escolarização nas unidades do Interior do Estado. Também serão vistos os princípios legais norteadores da Educação de Jovens e Adultos nos estabelecimentos penais. Constam ainda da programação, palestras sobre “A educação formal no contexto prisional” e “A importância da leitura e da escrita fazer parte de todas as áreas do conhecimento”, entre outros temas.

 

Fonte: SEDUC